Cidades

Abadia De Goias, GO

Nublado
24º C Quarta-Feira
30º
21º
Qui
28º
19º
Sex
28º
20º
Sab
28º
20º
Dom
29º
20º

Abadia de Goiás é uma cidade, localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 7.895 habitantes, sendo aproximadamente 3.371 homens e 3.505 mulheres. A densidade demográfica de 46.85 km².


As pessoas nascidas em Abadia de Goiás/GO são chamadas de "abadiense" (na expressão popular "Quem nasce em Abadia de Goiás é abadiense"). Atualmente existem 5.857 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é @DDD


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Abadia de Goiás existe 3.806 habitantes da religião católica, 2.190 habitantes da religião evangélica e 53 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Abadia de Goiás/GO é 0.708 .

O código do município de Abadia de Goiás do IBGE é 5200050. Existem 4 postos de saúde (SUS) em Abadia de Goiás.


Saiba mais sobre Abadia de Goiás/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Abadia de Goiás/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 42 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Abadia de Goiás/GO.


Município de Abadia de Goiás
Município Abadia de Goiás
Estado Goiás
Gentílico abadiense
IDH 0.708
População
Total Estimada 7.895 Homens 3.371 Mulheres 3.505 Densidade 46.85 hab./km²
Religião
Católicos 3.806 Evangélicos 2.190 Espíritas 53
Fonte: IBGE
Abadia de Goiás Goiás - GO É um município do estado de Goiás fundado em 27 de dezembro de 1995. Aniversário da cidade: 29 de março. Gentílico: Abadiense. Algumas famílias em 1840 ganharam grandes terras do governo para a criação de gado e para o plantio de lavouras. À medida que novas pessoas chegavam à região, os coronéis dividiam suas terras em lotes. A autoridade da região era passada de pai para filho este administrava todos os bens deixados pelo pai. A primeira casa do povoado foi construída em 1956, por Paulino Rosa e mais tarde seu filho Badico construiu o primeiro comércio e o primeiro loteamento. A princípio o nome do povoado seria Abadia dos Dourados em virtude do Ribeirão Dourados que se encontra próximo da região, mas a sugestão de Abadia de Goiás prevaleceu. Em julho de 1962, iniciaram a construção de uma igreja para Nossa Senhora da Abadia e esta foi inaugurada em 15 de agosto de 1963 com a chegada da imagem da santa. Em janeiro de 1964, Badico construiu um clube na cidade e em dezembro de 1966 foi fundada a Irmandade do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus pelo padre de uma das igrejas de Goiânia. Em 27 de dezembro de 1995, o município foi desmembrado de Aragoiânia, Trindade, Guapó e Goiânia conseguindo ser emancipado. A aproximadamente 1km da região habitada da cidade, encontra-se o lixo radioativo proveniente do Acidente de Goiânia, com o isótopo de metal alcalico Césio, armazenado em dois depósitos subterrâneos. CNEN Parque Ecológico que permite conhecer e pesquisar a natureza e o meio ambiente. Oferece eventos educativos e de pesquisas. Córrego das Pedras que além de oferecer uma bela paisagem, o córrego é propício para banhos e passeios ecológicos. Pertence a mesorregião Centro Goiano e microrregião de Goiânia. Hoje seu atual prefeito é Antomar Moreira dos Santos (PSDB).. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Abadia de Goiás