Abaetetuba é uma cidade localizada no estado de Pará (a sigla deste estado é "PA").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 150.431 habitantes, sendo aproximadamente 71.630 homens e 69.470 mulheres. A densidade demográfica de 87.61 km².

 

As pessoas nascidas em Abaetetuba/PA são chamadas de "abaetetubense" (na expressão popular "Quem nasce em Abaetetuba é abaetetubense"). Atualmente existem 107.322 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Abaetetuba existe 102.163 habitantes da religião católica, 29.967 habitantes da religião evangélica e 115 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Abaetetuba/PA é 0.628 .

O código do município de Abaetetuba do IBGE é 1500107. Quantidade de Postos de Saúde e Abaetetuba, PA: 49.


Saiba mais sobre Abaetetuba/PA: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Abaetetuba/PA. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 767 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Abaetetuba/PA.

História da Cidade Abaetetuba, PA:

Município de Abaetetuba
Município Abaetetuba
Estado Pará
Gentílico abaetetubense
IDH 0.628
População
Total Estimada 150.431 Homens 71.630 Mulheres 69.470 Densidade 87.61 hab./km²
Religião
Católicos 102.163 Evangélicos 29.967 Espíritas 115
Fonte: IBGE
Há divergência quanto às primeiras incursões no território. Segundo a tradição, a primeira penetração no território de Abaetetuba foi feita por Francisco de Azevedo Monteiro quando, em 1745, ali aportou com toda sua família, ao fugir de um temporal. Porém, segundo Palma Muniz, a fundação de Abaeté ocorreu em 1750 e as primeiras incursões foram feitas pelos antigos frades capuchos que fundaram o Convento da Una, seguindo-os, mais tarde, os Jesuítas, exploradores do rio Uraenga ou Ararenga.Inicialmente, esse município chamava-se Abaeté, topônimo indígena que significa homem forte e valente. Entretanto, por força da legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos de Cidades e Vilas brasileiras e por haver outra cidade brasileira com esse nome, em 1944, Abaeté, PA, teve o nome alterado para Abaetetuba, nome de origem tupi que significa lugar de homem ilustre.


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Abaetetuba