Cidades

Abdon Batista, SC

6º C Quinta-Feira
13º
Sex
17º
Sab
19º
Dom
19º
Seg
18º

Abdon Batista é uma cidade, localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 2.630 habitantes, sendo aproximadamente 1.382 homens e 1.271 mulheres. A densidade demográfica de 11.25 km².


As pessoas nascidas em Abdon Batista/SC são chamadas de "abdonense" (na expressão popular "Quem nasce em Abdon Batista é abdonense"). Atualmente existem 2.224 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 49


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Abdon Batista existe 2.582 habitantes da religião católica, 57 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Abdon Batista/SC é 0.694 .

O código do município de Abdon Batista do IBGE é 4200051. Existem 1 postos de saúde (SUS) em Abdon Batista.


Saiba mais sobre Abdon Batista/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Abdon Batista/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 40 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Abdon Batista/SC.


Município de Abdon Batista
Município Abdon Batista
Estado Santa Catarina
Gentílico abdonense
IDH 0.694
População
Total Estimada 2.630 Homens 1.382 Mulheres 1.271 Densidade 11.25 hab./km²
Religião
Católicos 2.582 Evangélicos 57 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Abdon Batista Santa Catarina - SC Por volta de 1919, alguns colonos vindos de Guaporé, Rio Grande do Sul, interessados na compra de sua terra natal e em busca de novas acomodações, enfrentaram durante suas viagens várias dificuldades, dentre as quais, fortes chuvas que os mantiveram por dois dias acampados nos campos de Lagoa Vermelha. Terminado o temporal, prosseguiram viagem, e finalmente chegaram até as margens do Rio Canoas, onde pararam para descansar. Ao atravessarem o rio avistaram terras férteis, cobertas de pinheiro, que lhe despertaram grande interesse. Após, retornaram à Guaporé, venderam suas propriedades e com suas famílias adquiriram terras nas proximidades de Canoas, e por serem planas foram chamadas de Vargem. As primeiras famílias que chegaram nesta região foram os Bortoli, Zanchett, Mocelin e Demeneck, que, com muito sacrifício, desmataram, começaram a construir suas casas, e cultivar o solo. Os produtos ali colhidos eram levados a Campo Belo do Sul, ou então a Campos Novos, em tombos de burros, através de picadas, pelo tropeiro João Mocelim, enquanto que os suínos eram tocados a pé até Joaçaba ou Videira, para lá serem vendidos. Com o passar do tempo o número de habitantes foi crescendo, foram construídas novas casas, e a comunidade de Vargem tornar-se-ia Vila Nova. Gentílico: abdonense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Abdon Batista