Cidades

Abelardo Luz, SC

Nublado
20º C Sexta-Feira
26º
20º
Sab
21º
18º
Dom
19º
17º
Seg
19º
17º
Ter
21º
16º

Abelardo Luz é uma cidade, localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 17.717 habitantes, sendo aproximadamente 8.628 homens e 8.472 mulheres. A densidade demográfica de 17.94 km².


As pessoas nascidas em Abelardo Luz/SC são chamadas de "abelardo-lusense-" (na expressão popular "Quem nasce em Abelardo Luz é abelardo-lusense-"). Atualmente existem 13.932 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 49


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Abelardo Luz existe 13.712 habitantes da religião católica, 3.179 habitantes da religião evangélica e 10 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Abelardo Luz/SC é 0.696 .

O código do município de Abelardo Luz do IBGE é 4200101. Existem 6 postos de saúde (SUS) em Abelardo Luz.


Saiba mais sobre Abelardo Luz/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Abelardo Luz/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 381 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Abelardo Luz/SC.


Município de Abelardo Luz
Município Abelardo Luz
Estado Santa Catarina
Gentílico abelardo-lusense-
IDH 0.696
População
Total Estimada 17.717 Homens 8.628 Mulheres 8.472 Densidade 17.94 hab./km²
Religião
Católicos 13.712 Evangélicos 3.179 Espíritas 10
Fonte: IBGE
Abelardo Luz Santa Catarina - SC Abelardo Luz, ponto de parada na estrada das missões, por onde passavam militares e tropeiros, era passagem obrigatória para a Colônia de Xanxerê. Os primeiros colonizadores foram provenientes do Estado de Minas Gerais. As primeiras famílias de que se tem notícia foram as de Messias de Souza e Leocádio dos Santos que já encontraram estabelecida a família de João de Oliveira na então fazenda Alegre do Marco. Anteriormente, a área era habitada por índios guaranis e kaingangues, hoje já civilizados e que ainda habitam alguns pontos da região. O povoamento efetivo de Abelardo Luz só teve início no século XX, intensificando-se nas últimas cinco décadas com a chegada de migrantes paulistas, paranaenses e gaúchos de origem, principalmente, italiana e alemã. Abelardo Luz integrante da antiga Colônia Militar de Chapecó, denominada Chapecó Grande, fazia parte do Distrito de Diogo Ribeiro, hoje São Domingos, com o nome de Passo das Flores. Em 1922, foi elevado a Distrito com o nome de Abelardo Luz, em homenagem ao filho do então Governador do Estado, Hercílio Luz. Gentílico: abelardo-luzense ou abelardense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Abelardo Luz