Acará é uma cidade localizada no estado de Pará (a sigla deste estado é "PA").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 54.064 habitantes, sendo aproximadamente 28.115 homens e 25.454 mulheres. A densidade demográfica de 12.33 km².

 

As pessoas nascidas em Acará/PA são chamadas de "acaraense" (na expressão popular "Quem nasce em Acará é acaraense"). Atualmente existem 34.228 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Acará existe 28.981 habitantes da religião católica, 16.352 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Acará/PA é 0.506 .

O código do município de Acará do IBGE é 1500206. Quantidade de Postos de Saúde e Acará, PA: 17.


Saiba mais sobre Acará/PA: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Acará/PA. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 93 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Acará/PA.

História da Cidade Acará, PA:

Município de Acará
Município Acará
Estado Pará
Gentílico acaraense
IDH 0.506
População
Total Estimada 54.064 Homens 28.115 Mulheres 25.454 Densidade 12.33 hab./km²
Religião
Católicos 28.981 Evangélicos 16.352 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Foi criado em decorrência da expansão das explorações portuguesas em direção ao interior da Província, sendo que os exploradores, ao utilizarem a estrada natural do rio Acará, acabaram por fundar na localidade em que o rio se bifurca um núcleo de colonização. A povoação ali nascente foi elevada, no ano de 1858, ao status de Freguesia de São José, pelo então governador da Província do Grão Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Com a independência do Brasil o nome São José de Acará foi mantido. Facilitados pela navegação fácil e tendo como objetivos financeiros as vastas terras férteis, ótimas para a agricultura, assim como a exploração do grande potencial florestal e em especial a atividade madeireira.Acará é uma expressão indígena cujo significado é aquele que morde, uma referência aos peixes popularmente conhecidos como acarás ou carás, que são encontrados nos cursos dos rios de água doce e que habitam o rio Acará.Fator importante tanto na cultura como na economia acaraense é o estabelecimento de uma significativa e próspera colônia de emigrantes japoneses no município, e mais notadamente na Colônia Paes de Carvalho, onde se dedicam principalmente à agricultura e nesta, em especial, à plantação de pimenta-do-reino.


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Acará