Cidades

Acari, RN

Parcialmente nublado
23º C Quinta-Feira
33º
22º
Sex
31º
23º
Sab
31º
22º
Dom
31º
22º
Seg
31º
22º

Acari é uma cidade, localizada no estado de Rio Grande do Norte (a sigla deste estado é "RN").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 11.344 habitantes, sendo aproximadamente 5.364 homens e 5.671 mulheres. A densidade demográfica de 18.13 km².


As pessoas nascidas em Acari/RN são chamadas de "acariense" (na expressão popular "Quem nasce em Acari é acariense"). Atualmente existem 8.535 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 84


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Acari existe 9.967 habitantes da religião católica, 734 habitantes da religião evangélica e 12 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Acari/RN é 0.679 .

O código do município de Acari do IBGE é 2400109. Existem 12 postos de saúde (SUS) em Acari.


Saiba mais sobre Acari/RN: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 5 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Acari/RN. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 71 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Acari/RN.


Município de Acari
Município Acari
Estado Rio Grande do Norte
Gentílico acariense
IDH 0.679
População
Total Estimada 11.344 Homens 5.364 Mulheres 5.671 Densidade 18.13 hab./km²
Religião
Católicos 9.967 Evangélicos 734 Espíritas 12
Fonte: IBGE
Acari Rio Grande do Norte -RN O TERRITÓRIO do Município era habitado pelos índios cariris, que para ali se deslocaram em virtude das perseguições movidas pelos colonizadores da Paraíba, em fins do século XVII. Em 1737, o fundador do povoado onde está localizada a Cidade, Sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, obteve permissão do Bispo de Olinda para erguer a capela, consagrada a Nossa Senhora da Guia. O escritor José Augusto registra que o povoamento da região do Seridó começou no final do século XVIII, durante a "guerra dos Bárbaros", culminando com o afastamento dos índios habitantes das margens do rio Açu. Assim, chegaram à localidade seus primeiros desbravadores, vindos de Pernambuco e da Paraíba. Segundo o historiador Câmara Cascudo, o topônimo do Município originou-se dos acaris, peixes de escamas ásperas e carne branca, cujo habitat era o poço do Felipe". O poço era suprido pelo rio Acauã, que o mantinha abastecido de água suficiente para a sobrevivência dos peixes. Gentílico: acariense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Acari