Afogados da Ingazeira é uma cidade localizada no estado de Pernambuco (a sigla deste estado é "PE").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 36.709 habitantes, sendo aproximadamente 16.790 homens e 18.298 mulheres. A densidade demográfica de 92.9 km².

 

As pessoas nascidas em Afogados da Ingazeira/PE são chamadas de "afogadense" (na expressão popular "Quem nasce em Afogados da Ingazeira é afogadense"). Atualmente existem 25.032 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Afogados da Ingazeira existe 29.674 habitantes da religião católica, 2.947 habitantes da religião evangélica e 150 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Afogados da Ingazeira/PE é 0.657 .

O código do município de Afogados da Ingazeira do IBGE é 2600104. Quantidade de Postos de Saúde e Afogados da Ingazeira, PE: 22.


Saiba mais sobre Afogados da Ingazeira/PE: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Afogados da Ingazeira/PE. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 480 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Afogados da Ingazeira/PE.

História da Cidade Afogados da Ingazeira, PE:

Município de Afogados da Ingazeira
Município Afogados da Ingazeira
Estado Pernambuco
Gentílico afogadense
IDH 0.657
População
Total Estimada 36.709 Homens 16.790 Mulheres 18.298 Densidade 92.9 hab./km²
Religião
Católicos 29.674 Evangélicos 2.947 Espíritas 150
Fonte: IBGE
Afogados da Ingazeira Pernambuco - PE A área territorial do município de Afogados da Ingazeira pertencia a Data de Dois Riachos e de Santiago, sendo seu primeiro proprietário o Sr Eusébio da Gama, e que foi adquirida da Casa da Torre de Garcia Davila, na Baia de São Salvador, o território onde se localiza a sede municipal, era uma fazenda de criação de gado bovino, localizada à margem esquerda do Rio Pajeu, e era de propriedade do Coronel Manoel Francisco da Silva.Como a sede da fazenda estava localizada à margem do Rio Pajeu, e existia uma capela sob a invocação do Senhor Bom Jesus dos Remédios, atual padroeiro do município, a localidade era conhecida por "Passagem da Barra", cuja a denominação foi motivada por um sítio denominado Barra, localizado na outra margem do Rio Pajeu. Com o crescimento da sede da fazenda, havia uma vez por mês, celebração religiosa, realizada pelo então padre José Antonio Ibiapina, que vinha da vila de Baixa Verde (Triunfo), com destino a cidade de Ingazeira. Numa dessas visitas pastorais, no último sábado do mês, o padre Ibiapina realizou um casamento de uns noivos provenientes do sítio Dois Riachos, os quais, quando atravessavam o referido Rio Pajeu, que estava num período de cheia, pereceram afogados no local. Isto ocorreu por volta do ano 1840, quando o local passou a ser conhecido por "Passagem dos Afogados".Em virtude da Lei Provincial nº 1403 de 12 de maio de 1879, a "Passagem de Afogados" foi denominada simplesmente de "Vila de Afogados", a qual posteriormente foi designada popularmente com "Afogados da Ingazeira" por motivo de pertencer administrativamente ao município de Ingazeira, como era costume na época, acrescer o nome nas localidades do município a que pertenciam.O distrito foi criado por força da Lei Provincial nº 1403, de 12 de maio de 1879 e o município em 1º de julho de 1909, pela Lei estadual nº 991.Na ocasião o município era composto dos distritos de: Afogados da Ingazeira (sede), Espírito Santo (atual Tabira), Ingazeira e Varas (atual Jabitacá). A partir de 1933, ficou assim formado: Afogados da Ingazeira, Macacos (atual Iguaraci), Varas (atual Jabitacá), Bom Jesus (atual Taparetama), Jangada (atual Solidão) e Tabira. Atualmente o município é distrito único.Gentílico: afogadense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Afogados da Ingazeira