Cidades

Agua Doce, SC

Predominantemente nublado
18º C Domingo
24º
18º
Seg
25º
17º
Ter
24º
17º
Qua
25º
16º
Qui
26º
17º

Água Doce é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 7.132 habitantes, sendo aproximadamente 3.554 homens e 3.407 mulheres. A densidade demográfica de 5.3 km².


As pessoas nascidas em Água Doce/SC são chamadas de "água-docense" (na expressão popular "Quem nasce em Água Doce é água-docense"). Atualmente existem 5.891 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 49


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Água Doce existe 6.078 habitantes da religião católica, 769 habitantes da religião evangélica e 20 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Água Doce/SC é 0.698 .

O código do município de Água Doce do IBGE é 4200408. Existem 5 postos de saúde (SUS) em Água Doce.


Saiba mais sobre Água Doce/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Água Doce/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 141 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Água Doce/SC.


Município de Água Doce
Município Água Doce
Estado Santa Catarina
Gentílico água-docense
IDH 0.698
População
Total Estimada 7.132 Homens 3.554 Mulheres 3.407 Densidade 5.3 hab./km²
Religião
Católicos 6.078 Evangélicos 769 Espíritas 20
Fonte: IBGE
Água Doce Santa Catarina - SC No ano de 1839, o território dos Campos de Palmas, assim chamado devido a grande quantidade de palmeiras que ali haviam, habitado por índios, foi conquistado e ocupado por membros das frentes de expansão Guarapuava/PR. Chefiada por José Ferreira dos Santos e Pedro Ciqueira Cortes, tendo como participantes José Caetano (Barão de Tibagy) e Antônio de Sá Camargo (Visconde de Guarapuava), personalidades que mais tarde, fizeram parte da história do Brasil. As atividades econômicas desenvolvidas tiveram base na criação e comércio de gado, principalmente o bovino e extração da madeira. As terras que compreendem o município foram contestadas por Brasil e Argentina e pelos Estados de Santa Catarina e Paraná. Em 1916, passaram a pertencer a Joaçaba, tendo por denominação: Encruzilhada. Por volta de 1943, torna-se distrito com o nome de Água Doce. O nome escolhido teve origem em um pequeno incidente, quando os moradores da vila dirigiam-se em tropas para Marcelino Ramos em busca de mantimentos. Numa dessas viagens, a mula do tropeiro João Líbia, trazendo açúcar, caiu no rio, perdendo toda sua carga e dando a denominação ao rio e ao município. A partir da segunda década do século XX (a partir de 1923), começaram a migrar os primeiros colonizadores italianos em busca de novas terras, vindos na sua maioria da região nordeste do Rio Grande do Sul. Com a divulgação destas terras, novos colonos seguiram o caminho dos primeiros contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento. O aspecto geográfico, de uma região inexplorada que se encontrava coberta de mato, principalmente pinheiro, determinou a formação de uma vila para que as famílias permanecessem unidas.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Água Doce