Cidades

Alfredo Wagner, SC

Predominantemente nublado
19º C Domingo
26º
19º
Seg
26º
19º
Ter
29º
18º
Qua
28º
19º
Qui
28º
19º

Alfredo Wagner é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 9.850 habitantes, sendo aproximadamente 4.784 homens e 4.626 mulheres. A densidade demográfica de 12.84 km².


As pessoas nascidas em Alfredo Wagner/SC são chamadas de "alfredense" (na expressão popular "Quem nasce em Alfredo Wagner é alfredense"). Atualmente existem 7.868 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 48


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Alfredo Wagner existe 6.939 habitantes da religião católica, 2.439 habitantes da religião evangélica e 4 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Alfredo Wagner/SC é 0.668 .

O código do município de Alfredo Wagner do IBGE é 4200705. Existem 5 postos de saúde (SUS) em Alfredo Wagner.


Saiba mais sobre Alfredo Wagner/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Alfredo Wagner/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 167 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Alfredo Wagner/SC.


Município de Alfredo Wagner
Município Alfredo Wagner
Estado Santa Catarina
Gentílico alfredense
IDH 0.668
População
Total Estimada 9.850 Homens 4.784 Mulheres 4.626 Densidade 12.84 hab./km²
Religião
Católicos 6.939 Evangélicos 2.439 Espíritas 4
Fonte: IBGE
Alfredo Wagner Santa Catarina - SC : O Município teve, como primeiros habitantes, Serafim Muniz de Moura e seus familiares, que chegaram em 1840 e estabeleceram-se às margens do Rio Itajaí do Sul, no lugar hoje denominado Vila do Catuira. As primeiras tentativas de colonização foram feitas por 19 soldados, nas proximidades do morro do trombudo, mas não tiveram êxito devido à neve abundante e às chuvas que, durante três anos consecutivos, assolaram a região, provocando a retirada dos mesmos para o lugar ignorado. Em 1853, o Imperador Dom Pedro II fundou a Colônia Militar de Santa Tereza, na atual Vila Catuira, destinada a ser um posto de colonização pela Fundação agrícola e um destacamento militar que servisse de barreira às incursões dos índios, além de um ponto de união entre o litoral e o sertão. O Topônimo foi dado em homenagem a Alfredo Henrique Wagner, homem que, por mais de meio século, se dedicou ao trabalho e ao desenvolvimento do Município. Gentílico: alfredense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Alfredo Wagner