Cidades

Amaralina, GO

Ensolarado
31º C Segunda-Feira
31º
21º
Ter
31º
20º
Qua
29º
21º
Qui
29º
19º
Sex
29º
20º

Amaralina é uma cidade, localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 3.691 habitantes, sendo aproximadamente 1.833 homens e 1.601 mulheres. A densidade demográfica de 2.56 km².


As pessoas nascidas em Amaralina/GO são chamadas de "amaralinense" (na expressão popular "Quem nasce em Amaralina é amaralinense"). Atualmente existem 2.711 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é @DDD


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Amaralina existe 2.560 habitantes da religião católica, 777 habitantes da religião evangélica e 5 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Amaralina/GO é 0.609 .

O código do município de Amaralina do IBGE é 5200829. Existem 3 postos de saúde (SUS) em Amaralina.


Saiba mais sobre Amaralina/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Amaralina/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 8 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Amaralina/GO.


Município de Amaralina
Município Amaralina
Estado Goiás
Gentílico amaralinense
IDH 0.609
População
Total Estimada 3.691 Homens 1.833 Mulheres 1.601 Densidade 2.56 hab./km²
Religião
Católicos 2.560 Evangélicos 777 Espíritas 5
Fonte: IBGE
Amaralina Goiás - GO As primeiras famílias brancas que se tem informações que habitaram as terras hoje pertencentes ao Município de Amaralina, chegaram na região ainda durante o período escravista. Eram os Correia de Miranda, os Pereira de Oliveira, os Marques e os Araújo Lima Apesar das condições de vida, extremamente precárias e difíceis, outras famílias que buscavam terras férteis para o plantio ou a exploração de minérios, principalmente, o ouro, existente nas redondezas, eram atraídas trazendo consigo seus agregados. E foi, assim que a população do local, ao longo do tempo, foi se multiplicando. Na década de 40, a região já contava com duas estradas de razoável movimento. Alguns comércios foram se instalando, facilitando a aquisição de produtos como: remédios, gêneros alimentícios, entre outros, até então, buscados em locais distantes dali. Em volta do comércio do Sr. Adolfo Ferreira de Camargo novas famílias vão se aglomerando por ali, passando a surgir o povoado de Maralina, vinculando ao município de Mara Rosa. As administrações municipais de Mara Rosa, aos poucos, vão beneficiando o povoado. Em 1963, foi criada a primeira escola estadual, as aulas eram administradas por dois professores: o Sr. Josino Silva e sua esposa a Sra. Elizeta Rodrigues Silva. Tanto a igreja católica quanto a evangélica são edificadas nos anos seguintes. A festa de São João Batista, comemorada até os dias de hoje e sendo festa tradicional do município, teve sua primeira comemoração no dia 24 de junho de 1964. No final da década de 80, a população já estimada em quase 2000 habitantes, passa a cultivar o desejo pela emancipação. O então distrito de Maralina, já contava com um bom nível de desenvolvimento e organização, era responsável por uma significativa parte de arrecadação do município de Mara Rosa. Mas somente em 1995 tal desejo foi concretizado mediante lei estadual nº 12.802, de 27 de dezembro de 1995.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Amaralina