Cidades

Anapolis, GO

Trovoadas dispersas
25º C Terça-Feira
27º
19º
Qua
27º
19º
Qui
28º
19º
Sex
27º
19º
Sab
26º
20º

Anápolis é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 366.491 habitantes, sendo aproximadamente 163.256 homens e 171.357 mulheres. A densidade demográfica de 358.58 km².


As pessoas nascidas em Anápolis/GO são chamadas de "anapolino" (na expressão popular "Quem nasce em Anápolis é anapolino"). Atualmente existem 290.378 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Anápolis existe 190.204 habitantes da religião católica, 115.244 habitantes da religião evangélica e 4.587 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Anápolis/GO é 0.737 .

O código do município de Anápolis do IBGE é 5201108. Existem 94 postos de saúde (SUS) em Anápolis.


Saiba mais sobre Anápolis/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3.342 ruas cadastradas, distribuídas em 277 bairros (publicamos a relação destes 277 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Anápolis/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 7.683 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Anápolis/GO.


Município de Anápolis
Município Anápolis
Estado Goiás
Gentílico anapolino
IDH 0.737
População
Total Estimada 366.491 Homens 163.256 Mulheres 171.357 Densidade 358.58 hab./km²
Religião
Católicos 190.204 Evangélicos 115.244 Espíritas 4.587
Fonte: IBGE
Os princípios da povoação de Anápolis, nos idos do século XVIII, tiveram como responsável a movimentação de tropeiros que demandavam de diferentes províncias em direção às lavras de ouro de Meia Ponte (Pirenópolis), Corumbá de Goiás, Santa Cruz, Bonfim (Silvânia) e Vila Boa (Cidade de Goiás). Os principais cursos de água que cortam a região de Anápolis - João Cezário, Góis e Antas - tinham dupla importância no translado desses garimpeiros: eram sítios de descanso e serviam como referência e orientação na viagem. Abandonando os sonhos de aventura e de riqueza em face da exaustão do precioso metal nas lavras antes promissoras, muitos daqueles viajores optaram pelas margens do Antas para estabelecer moradia, constituir família, explorar a terra. Já no século XIX o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire fez anotações em seu diário de viagem em que descrevia uma fazenda "que era um engenho de açúcar do qual dependia um rancho muito limpo, no qual nos alojamos". Era o ano de 1819 e o lugar descrito pelo estudioso francês, a Fazenda das Antas. O certo é que pelos idos de 1833, os fazendeiros de há muito fixados às margens do Riacho das Antas, tinham por costume se reunir em casa de Manoel Rodrigues dos Santos, um dos primeiros moradores do lugar, e aí realizavam novenas e orações. Registros históricos da época confirmam que no ano de 1859, a área de terras que constituía propriedade de Manoel Rodrigues dos Santos era um aglomerado de quinze casas. A 25 de abril de 1870 surge o primeiro documento oficial sobre Anápolis. Um grupo de moradores constituído por Pedro Roiz dos Santos, Inácio José de Souza, Camilo Mendes de Morais, Manoel Roiz dos Santos e Joaquim Rodrigues dos Santos fez a doação de parte de suas terras para a formação do que se denominou de Patrimônio de Nossa Senhora de Santana. No ano seguinte, nas terras doadas, Gomes de Souza Ramos construiu a Capela de Santana o que fez o lugar florescer rapidamente, pelo que foi elevado à Freguesia de Santana, sobrevindo depois os estágios de vila e de cidade.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Anápolis