Cidades

Anita Garibaldi, SC

Trovoadas
19º C Sexta-Feira
26º
18º
Sab
21º
18º
Dom
18º
17º
Seg
17º
16º
Ter
19º
16º

Anita Garibaldi é uma cidade, localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 7.881 habitantes, sendo aproximadamente 4.340 homens e 4.283 mulheres. A densidade demográfica de 14.67 km².


As pessoas nascidas em Anita Garibaldi/SC são chamadas de "anita-garibaldense" (na expressão popular "Quem nasce em Anita Garibaldi é anita-garibaldense"). Atualmente existem 7.025 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 49


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Anita Garibaldi existe 7.728 habitantes da religião católica, 819 habitantes da religião evangélica e 9 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Anita Garibaldi/SC é 0.688 .

O código do município de Anita Garibaldi do IBGE é 4201000. Existem 4 postos de saúde (SUS) em Anita Garibaldi.


Saiba mais sobre Anita Garibaldi/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Anita Garibaldi/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 152 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Anita Garibaldi/SC.


Município de Anita Garibaldi
Município Anita Garibaldi
Estado Santa Catarina
Gentílico anita-garibaldense
IDH 0.688
População
Total Estimada 7.881 Homens 4.340 Mulheres 4.283 Densidade 14.67 hab./km²
Religião
Católicos 7.728 Evangélicos 819 Espíritas 9
Fonte: IBGE
Anita Garibaldi Santa Catarina - SC : Existem diversas versões quanto à história e à origem da localidade. Em 1800, registrou-se a passagem de povoadores paulistas e gaúchos. Em 1825, surgiram os tropeiros que acampavam no local onde hoje se situa a Prefeitura do Município. Ali eram efetuadas trocas de equínos entre José Maria Antunes e o primeiro morador, o criador Manoel Ribeiro, ficando o lugar conhecido como Rincão dos Baguais. Em 1900, chegaram famílias italianas que desbravaram as matas para o desenvolvimento da agricultura. Dentre elas destacaram-se as de Paulino Granzotto, Eduardo Salmória, Luiz Gracietti e Joaquim Fermino Varela. Em 1905, surgiu o primeiro estabelecimento comercial e foi construída uma escola tendo como primeiro professor Bradamante Salmória. O nome do município lembra a passagem de Anita Garibaldi, pela localidade de Curitibanos. Após batalha, estava Anita Garibaldi, cognominada heroína de Dois Mundos, à procura de seu marido, Giuseppe Garibaldi, quando foi presa pelos inimigos. Entregue a dois milicianos, consegue fugir e embrenhar-se nas matas, ocasião em que passou pelo local mais tarde denominado Anita Garibaldi em homenagem à sua bravura, marco no cenário político do Estado de Santa Catarina. Gentílico: anita-garibaldense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Anita Garibaldi