Cidades

Anitapolis, SC

Nublado
21º C Quarta-Feira
24º
19º
Qui
19º
16º
Sex
22º
15º
Sab
22º
13º
Dom
22º
15º

Anitápolis é uma cidade, localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 3.253 habitantes, sendo aproximadamente 1.675 homens e 1.539 mulheres. A densidade demográfica de 5.93 km².


As pessoas nascidas em Anitápolis/SC são chamadas de "anitapolitano" (na expressão popular "Quem nasce em Anitápolis é anitapolitano"). Atualmente existem 2.680 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 48


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Anitápolis existe 3.012 habitantes da religião católica, 191 habitantes da religião evangélica e 10 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Anitápolis/SC é 0.674 .

O código do município de Anitápolis do IBGE é 4201109. Existem 2 postos de saúde (SUS) em Anitápolis.


Saiba mais sobre Anitápolis/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Anitápolis/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 57 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Anitápolis/SC.


Município de Anitápolis
Município Anitápolis
Estado Santa Catarina
Gentílico anitapolitano
IDH 0.674
População
Total Estimada 3.253 Homens 1.675 Mulheres 1.539 Densidade 5.93 hab./km²
Religião
Católicos 3.012 Evangélicos 191 Espíritas 10
Fonte: IBGE
Anitapolis Santa Catarina - SC O local foi primeiramente povoado por imigrantes açorianos. Em 1907, o governo da União decidiu abrir um núcleo colonial para acolher imigrantes europeus procedentes de diversos países, com predominância de alemães. A agricultura era a maior fonte de renda, embora fosse o município muito acidentado topograficamente. Durante a Primeira Guerra, muitos imigrantes voltaram para a Europa, o que provocou o fracasso do Núcleo Colonial e a abertura do Patronato Agrícola. O Patronato Agrícola objetivava abrigar jovens infratores vindos dos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo e funcionava como uma espécie de escola correcional. O Prédio do Patronato hoje é um monumento histórico cultural, o qual foi reformado em 2000 e é aberto a visitação de turistas e estudantes. A cidade foi palco também do violento Combate da Garganta, batalha ocorrida na Revolução de 1930, movimento armado liderado pelos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul que culminou com o golpe de Estado que depôs o presidente paulista Washington Luís, em 24 de outubro, em favor de Getúlio Vargas; civis e soldados da Força Pública de Santa Catarina entrincheiraram-se na Serra da Garganta, localizada em Anitápolis para cercar os manifestantes gaúchos naquele local. Gentílico: anitapolitano. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Anitápolis