Cidades

Apore, GO

Nublado
22º C Domingo
28º
20º
Seg
28º
20º
Ter
28º
20º
Qua
29º
21º
Qui
29º
21º

Aporé é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 4.077 habitantes, sendo aproximadamente 2.005 homens e 1.798 mulheres. A densidade demográfica de 1.31 km².


As pessoas nascidas em Aporé/GO são chamadas de "aporeano" (na expressão popular "Quem nasce em Aporé é aporeano"). Atualmente existem 3.016 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Aporé existe 2.350 habitantes da religião católica, 875 habitantes da religião evangélica e 30 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Aporé/GO é 0.693 .

O código do município de Aporé do IBGE é 5201504. Existem 5 postos de saúde (SUS) em Aporé.


Saiba mais sobre Aporé/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Aporé/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 43 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Aporé/GO.


Município de Aporé
Município Aporé
Estado Goiás
Gentílico aporeano
IDH 0.693
População
Total Estimada 4.077 Homens 2.005 Mulheres 1.798 Densidade 1.31 hab./km²
Religião
Católicos 2.350 Evangélicos 875 Espíritas 30
Fonte: IBGE
Aporé Goiás - GO Localizado no Sudoeste Goiano, a história de Aporé é marcada pelo empreendedorismo do paraibano João Nunes, que promoveu o loteamento de uma gleba de terras em devoção à igreja do Divino Espírito Santo. As primeiras famílias que se instalaram no município foram as de pioneiros, como Ezequias Silva Leite e José Lopes Sejápolis, hoje considerados fundadores do município. A criação de gado foi decisiva para a fixação de novos habitantes, que desenvolveram ao máximo a pecuária tanto leiteira quanto a de corte. A Lei Municipal nº 25.149, que denominou a localidade, foi sancionada em 12 de março de 1949. Nove anos depois, a lei municipal nº 2.107, de 14 de novembro de 1958, elevou Aporé à condição de município. O nome indígena significa "rio do Peixe". De acordo com o lavrador Amário Trajano de Lima, 74 anos, quando chegou à cidade, há 37 anos, havia apenas quatro pequenos ranchos de palha. A região era rica em gabirobas. As casas eram feitas de pau-a-pique e barro, conta. O morador explica que as coberturas das residências eram feita com folhas de indaiá, uma espécie de coqueiro do cerrado. O comércio era feito em Cassilândia e em Três Lagoas, porque Aporé não oferecia muitos recursos naquela época, diz.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Aporé