Cidades

Arabuta, SC

Limpo
20º C Domingo
28º
18º
Seg
28º
18º
Ter
28º
18º
Qua
28º
19º
Qui
29º
18º

Arabutã é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 4.276 habitantes, sendo aproximadamente 2.133 homens e 2.060 mulheres. A densidade demográfica de 31.57 km².


As pessoas nascidas em Arabutã/SC são chamadas de "arabutanense" (na expressão popular "Quem nasce em Arabutã é arabutanense"). Atualmente existem 3.772 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 49


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Arabutã existe 652 habitantes da religião católica, 3.512 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Arabutã/SC é 0.733 .

O código do município de Arabutã do IBGE é 4201273. Existem 5 postos de saúde (SUS) em Arabutã.


Saiba mais sobre Arabutã/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Arabutã/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 98 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Arabutã/SC.


Município de Arabutã
Município Arabutã
Estado Santa Catarina
Gentílico arabutanense
IDH 0.733
População
Total Estimada 4.276 Homens 2.133 Mulheres 2.060 Densidade 31.57 hab./km²
Religião
Católicos 652 Evangélicos 3.512 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Arabutã Santa Catarina - SC A partir de 1912, com a construção da ferrovia RS e SP e com a colonização do vale do Rio do Peixe, começou também a colonização de nossa região. Primeiramente, chegaram os caboclos na região, que começaram o desmatamento, e a partir daí surgiram os primeiros núcleos de habitação. O governo, para pagar a construção da ferrovia, deu glebas de terras ao lado da ferrovia à empresa colonizadora Mósele Éberle Ahrons. A região pertencia a Concórdia e a empresa colonizadora Mósele Éberle Ahrons procurou interessados na aquisição dessas terras. Em 1927, chegaram a Arabutã imigrantes alemães, vindos da Romênia, que em troca de trabalho prestado, recebiam terras e comida da colonizadora. O povoamento de início teve o nome de Pipoca, dado pelos caboclos, pelo motivo de terem ficado ilhados durante uma enchente, entre o Rio Jacutinga e o Lageado Canoas, alimentando-se por vários dias com pipocas. Com a chegada dos imigrantes mudou-se para o nome de Nova Germânia. Durante a Segunda Guerra Mundial, o nome foi alterado para Mauá. Mais tarde recebeu o nome de Arabutã, que na língua guarani quer dizer pau-brasil, devido a uma árvore encontrada nas margens do Rio Jacutinga muito parecida com o pau-brasil.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Arabutã