Cidades

Aragarcas, GO

Ensolarado
30º C Terça-Feira
30º
21º
Qua
31º
23º
Qui
29º
23º
Sex
28º
22º
Sab
29º
21º

Aragarças é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 19.583 habitantes, sendo aproximadamente 9.186 homens e 9.119 mulheres. A densidade demográfica de 27.61 km².


As pessoas nascidas em Aragarças/GO são chamadas de "aragarcense" (na expressão popular "Quem nasce em Aragarças é aragarcense"). Atualmente existem 15.384 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Aragarças existe 10.454 habitantes da religião católica, 4.978 habitantes da religião evangélica e 371 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Aragarças/GO é 0.732 .

O código do município de Aragarças do IBGE é 5201702. Existem 7 postos de saúde (SUS) em Aragarças.


Saiba mais sobre Aragarças/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 3 bairros (publicamos a relação destes 3 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Aragarças/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 120 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Aragarças/GO.


Município de Aragarças
Município Aragarças
Estado Goiás
Gentílico aragarcense
IDH 0.732
População
Total Estimada 19.583 Homens 9.186 Mulheres 9.119 Densidade 27.61 hab./km²
Religião
Católicos 10.454 Evangélicos 4.978 Espíritas 371
Fonte: IBGE
Aragarças Goiás - GO O início do município de Aragarças data-se de 1872 quando veio de Araguaiana, Estado do Mato Grosso, um grupo de garimpeiros. Dando origem ao povoado de Deixado. No dia 04 de setembro de 1891 foi celebrado uma missa solene e designado o local onde seria construido o Presídio da Macedina, que se tratava de um destacamento militar com a finalidade proteger os moradores contra os ataques dos índios, apoiar os soldados que participaram da Guerra do Paraguai e promover a colonização da região. O movimento de viajantes que subiam o Rio Araguaia, em várias embarcações, era intenso em busca da Baliza, cidade localizada à margem do Araguaia. Neste percurso encontavam os ricos garimpos que praticavam a cata de diamantes enriquecedores. Vindo então para o local várias famílias. Estava iniciada a vila que chamaram de Barra Goiana, na confluência do Rio Garças com o Rio Araguaia. Sendo que ao lado esquerdo do Araguaia também se inicicou uma vila que chamaram de Barra Cuiabana. Construiu-se também uma igrejinha de barrotes, coberta de palhas, em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Lapa, que se tornou o Padroeiro da vila. Pois a maioria dos habitantes era originária da Bahia. Em 14 de agosto de 1943 chegou à Barra Goiana a Expedição Roncador-Xingu, mais tarde transformada em Fundação Brasil Central. Veio com a incumbência de instalar sua base de ação à margem direita do Araguaia, em frente ao Pontal do Rio Garças. Pela localização junto aos dois rios, Araguaia e Garças, designou-se ao povoado de Barra Goiana, o nome de Aragarças, por derivação do nome dos rios. Pelo rápido crescimento de Aragarças, Baliza concedeu-lhe o título de Vila de Aragarças pela Lei nº 5 de 05 de novembro de 1951. Pela Lei Estadual nº 788 de 02 de outubro de 1953 Aragarças foi elevada a categoria de município, tendo sido instalado em 01/01/1954. O município é sede de Comarca.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.