Cidades

Aragoiania, GO

Trovoadas dispersas
24º C Quarta-Feira
25º
20º
Qui
27º
20º
Sex
29º
21º
Sab
29º
19º
Dom
25º
21º

Aragoiânia é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 9.444 habitantes, sendo aproximadamente 4.265 homens e 4.100 mulheres. A densidade demográfica de 38.1 km².


As pessoas nascidas em Aragoiânia/GO são chamadas de "aragoianense" (na expressão popular "Quem nasce em Aragoiânia é aragoianense"). Atualmente existem 6.895 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Aragoiânia existe 5.436 habitantes da religião católica, 2.080 habitantes da religião evangélica e 150 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Aragoiânia/GO é 0.684 .

O código do município de Aragoiânia do IBGE é 5201801. Existem 3 postos de saúde (SUS) em Aragoiânia.


Saiba mais sobre Aragoiânia/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Aragoiânia/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 37 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Aragoiânia/GO.


Município de Aragoiânia
Município Aragoiânia
Estado Goiás
Gentílico aragoianense
IDH 0.684
População
Total Estimada 9.444 Homens 4.265 Mulheres 4.100 Densidade 38.1 hab./km²
Religião
Católicos 5.436 Evangélicos 2.080 Espíritas 150
Fonte: IBGE
Aragoiânia Goiás - GO Na região havia uma parada de gado (local de descanso e ruminação dos animais) devido a este fato, a primeira denominação do município foi Malhadouro, passou por Rosália, uma homenagem ao pioneiro José Cândido Rosa. Aragoiânia foi a última denominação, mas a cidade até hoje carrega o pseudônimo de Biscoito Duro. Apelido peculiar, devido ao local que era parada de lanche entre Goiânia e Rio Verde. O nome Aragoiânia foi uma escolha do pioneiro José Cândido Rosa, significa cidade entre Goiânia e o Rio Araguaia. Por muito tempo a rodovia que corta o município foi o caminho entre a capital e o referido rio. No dia 27 de abril de 1940, foi celebrada a primeira missa do povoado. Nesta época havia apenas meia dúzia de casas no local. Ainda neste referido ano surgiu a idéia da construção de uma capela para adoração a Deus. José Cândido Rosa doou o terreno e construiu a primeira capela. Em 1946, este templo foi ampliado pelo sírio-libanês João Nasser, primo de Alfredo Nasser. Com o passar dos anos, a comunidade ajudou em diversas reformas, até o atual formato que a Igreja de Santa Luzia se encontra hoje. A igreja nunca mudou de local, sempre esteve na praça que também tem o seu nome.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Aragoiânia