Cidades

Arenopolis, GO

Poucas nuvens
21º C Domingo
31º
20º
Seg
32º
20º
Ter
32º
19º
Qua
32º
20º
Qui
30º
19º

Arenópolis é uma cidade, localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 3.066 habitantes, sendo aproximadamente 1.676 homens e 1.601 mulheres. A densidade demográfica de 3.05 km².


As pessoas nascidas em Arenópolis/GO são chamadas de "arenopolino" (na expressão popular "Quem nasce em Arenópolis é arenopolino"). Atualmente existem 2.656 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Arenópolis existe 2.104 habitantes da religião católica, 883 habitantes da religião evangélica e 39 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Arenópolis/GO é 0.687 .

O código do município de Arenópolis do IBGE é 5202353. Existem 3 postos de saúde (SUS) em Arenópolis.


Saiba mais sobre Arenópolis/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Arenópolis/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 21 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Arenópolis/GO.


Município de Arenópolis
Município Arenópolis
Estado Goiás
Gentílico arenopolino
IDH 0.687
População
Total Estimada 3.066 Homens 1.676 Mulheres 1.601 Densidade 3.05 hab./km²
Religião
Católicos 2.104 Evangélicos 883 Espíritas 39
Fonte: IBGE
Arenópolis Goiás - GO Por volta do ano de 1956, Albino Borges mudou-se para a região localizada entre três grandes propriedades, pertencentes aos senhores João Soares de Souza, Jerônimo de Campos e Teodoro Paião de Oliveira, no Município de Piranhas. As terras ricas e férteis, despertou o interesses de muitos que das regiões vizinhas para lá emigraram com intenção de fixarem residências e desenvolveram diversas atividades econômica, época em que o senhor Albino Borges com sua habilidade profissional edificou várias casas, vendendo-as aos que ali chegavam. Surge assim o pequeno arraial, inicialmente chamado de patrimônio do Areia, nome este oriundo do nome do ribeirão que banha a região. Passados poucos anos, eis que o pequeno aglomerado rural se transforma num próspero povoado, contando com alguns estabelecimentos comerciais, em 1964, mudou-separa a região o fazendeiro Antônio de Castro, que passou então a trabalhar em prol da transformação do povoado em Distrito de Piranhas. Graças aos incansáveis esforços de Antônio de Castro, o povoado ganha a sua primeira batalha rumo à emancipação, sendo elevado à categoria de Distrito de Piranhas com o nome de Arenópolis, através da Lei 7.474, de 02/12/1971 votada na Câmara Municipal de Piranhas. O distrito foi instalado em 15/04/1972. O distrito foi desmembrado de Piranhas através da Lei Estadual nº 9.153, de 14 de maio de 1982, tornando-se município e conservando o mesmo nome do distrito. A 1º de fevereiro de 1983 foi instalado o Município de Arenópolis, passando a constituir Termo da Comarca de Piranhas. Principais vultos históricos Antônio de Castro, Albino Borges, João Soares de Souza, José Soares de Souza, Umbelino de Souza, Jerônimo Alves de Campos e Teodoro Paião de Oliveira. Gentílico: arenopolino. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Arenópolis