Cidades

Aruana, GO

Parcialmente nublado
31º C Terça-Feira
29º
23º
Qua
31º
24º
Qui
31º
24º
Sex
28º
23º
Sab
31º
23º

Aruanã é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 8.746 habitantes, sendo aproximadamente 3.921 homens e 3.575 mulheres. A densidade demográfica de 2.46 km².


As pessoas nascidas em Aruanã/GO são chamadas de "aruanense" (na expressão popular "Quem nasce em Aruanã é aruanense"). Atualmente existem 6.027 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Aruanã existe 4.786 habitantes da religião católica, 1.739 habitantes da religião evangélica e 32 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Aruanã/GO é 0.675 .

O código do município de Aruanã do IBGE é 5202502. Existem 3 postos de saúde (SUS) em Aruanã.


Saiba mais sobre Aruanã/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Aruanã/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 127 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Aruanã/GO.


Município de Aruanã
Município Aruanã
Estado Goiás
Gentílico aruanense
IDH 0.675
População
Total Estimada 8.746 Homens 3.921 Mulheres 3.575 Densidade 2.46 hab./km²
Religião
Católicos 4.786 Evangélicos 1.739 Espíritas 32
Fonte: IBGE
Aruanã Goiás - GO A origem do povoamento de Aruanã foi o presídio militar, construído em março de 1850, por João Batista de Castro Morais Antas, doutor em matemática, em obediência à Ordem Imperial de 29 de maio de 1849, nas proximidades da confluência do Rio Vermelho com o Rio Araguaia, sítio onde havia o Porto Manoel Pinto. A região era habitada nessa época por várias tribos, destacando-se os Carajás ainda existentes em aldeias às margens do Araguaia. O local do presídio denominou-se Leopoldina em homenagem à esposa do Imperador, mais tarde mudado temporariamente para Santa Leopoldina, em virtude da chegada dos religiosos. Em 1868, inaugurava-se a navegação a vapor no Rio Araguaia, com a presença de José Vieira do Couto Magalhães, pioneiro da navegação fluvial no Brasil Central, dando grande impulso à povoação do presídio, alcançando a categoria de Vila, com a denominação de Leopoldina, vivendo o ápice do progresso antes do advento do avião e do caminhão. Originada no velho sítio do Porto Manoel Pinto, teve sua denominação mudada, em 1939, em virtude da existência de outros topônimos iguais para ARUANÃ, nome de um peixe (osteoglossum bicirrroshum) existentes nas águas do Araguaia e de uma dança dos índios carajás que habitam a região. A Vila de Aruanã passou à condição de distrito, por volta de 1939, integrando o Município de Goiás. Crescendo rapidamente com a ligação, por rodovia asfaltada e, principalmente, com impulso econômico gerado pelo Turismo das águas do Araguaia, de repercussão nacional, tornou-se município autônomo, através da Lei Estadual nº 2427, de 18 de dezembro de 1958, instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1959. Gentílico: aruanense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Aruanã