Cidades

Avelinopolis, GO

23º C Sexta-Feira
30º
20º
Sab
29º
20º
Dom
29º
18º
Seg
29º
19º
Ter
29º
19º

Avelinópolis é uma cidade, localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 2.499 habitantes, sendo aproximadamente 1.234 homens e 1.216 mulheres. A densidade demográfica de 14.11 km².


As pessoas nascidas em Avelinópolis/GO são chamadas de "avelinopense" (na expressão popular "Quem nasce em Avelinópolis é avelinopense"). Atualmente existem 2.008 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Avelinópolis existe 1.895 habitantes da religião católica, 381 habitantes da religião evangélica e 15 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Avelinópolis/GO é 0.66 .

O código do município de Avelinópolis do IBGE é 5202809. Existem 2 postos de saúde (SUS) em Avelinópolis.


Saiba mais sobre Avelinópolis/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Avelinópolis/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 33 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Avelinópolis/GO.


Município de Avelinópolis
Município Avelinópolis
Estado Goiás
Gentílico avelinopense
IDH 0.66
População
Total Estimada 2.499 Homens 1.234 Mulheres 1.216 Densidade 14.11 hab./km²
Religião
Católicos 1.895 Evangélicos 381 Espíritas 15
Fonte: IBGE
AVELINÓPOLIS Goiás-GO Data de 1939 o início do povoamento da região onde hoje se localiza a cidade de Avelinópolis, conhecida primeiramente, pelo nome de Mata da Aparecida, por se situar na fazenda de igual nome, no então município de Anicuns. Cobria a região, extensas matas virgens, cujo terreno se classifica como sendo de primeira qualidade para a agricultura. na fase inicial de desbravamento, alí, se cultivou, em larga escala, o arroz, o milho, o feijão e a cana-de-açúcar. Com o passar dos anos, os agricultores da região, voltaram suas vistas para a cafeicultura. Nesse período, o Povoado, já bem populoso, se expandiu mais ainda e tornou-se conhecido pelos municípios circunvizinhos. houve, de certa maneira, um grande interesse de forasteiros pelas terras da localidade que prestavam, de fato, para o plantio do café. foi essa, segundo consta, a causa principal do crescimento e prosperidade do povoado. A designação inicial de povoado de Mata da Aparecida, com o correr do tempo, foi caindo em desuso, até o seu total esquecimento. De 1946, em diante, firmou-se o nome de Povoado Tabocas, consagrando, assim, o nome do curso dágua que banha, na parte Norte, o povoado. Com essa nova designação, a localidade se fez conhecida, conservando-a até o ano de 1962. A lei municipal n° 266, de 30/11/62, elevou o Povoado de tabocas à categoria de Distrito, com sede no mesmo povoado, e, com o nome já modificado para AVELINÓPOLIS. O nome dado ao novo Distrito é o resultado de uma homenagem que se tributou a um dos pioneiros da região que, ali, se radicou, desde os primórdios da povoação. O desbravador, em referência, chama-se JOÃO AVELINO GOMES, natural da Bahia. Para a região, facilitou ele, a entrada de seus conterrâneos. Até hoje, sobressai, em grande número, o elemento da BOA TERRA. O Senhor João Avelino Gomes exerceu a vereança pela sua região durante dois mandatos consecutivos. A lei municipal n°273, de 09/11/63, ofereceu o pronunciamento exigido pelo artigo 89 da Constituição Estadual para o desmembramento do território de Avelinópolis do Município de Anicuns, e, bem assim, fixou seus limites. A Lei Estadual n° 4921 de 14/11/63, criou o Minicípio de Avelinópolis, com Sede no Distrito do mesmo nome. No dia 1º de janeiro de 1964, foi instalado por autoridades competentes, comparecendo, às solenidades, o representante do Sr. Governador do Estado. Avelinópolis situa-se na Microregião "Mato Grosso de Goiás" - 354. o município é constituído de uma área de 164 km², demarcada, ao Norte, pelos municípios de Itaberaí e Araçu; ao Sul, Santa Bárbara de Goiás e Nazário; a Leste, Caturaí e Trindade e a Oeste com o município de Anicuns.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Avelinópolis