Cidades

Baia Formosa, RN

26º C Quinta-Feira
26º
23º
Sex
26º
23º
Sab
26º
24º
Dom
26º
24º
Seg
26º
24º

Baía Formosa é uma cidade, localizada no estado de Rio Grande do Norte (a sigla deste estado é "RN").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 9.182 habitantes, sendo aproximadamente 4.333 homens e 4.240 mulheres. A densidade demográfica de 34.9 km².


As pessoas nascidas em Baía Formosa/RN são chamadas de "baía-formosense" (na expressão popular "Quem nasce em Baía Formosa é baía-formosense"). Atualmente existem 6.044 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é @DDD


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Baía Formosa existe 4.923 habitantes da religião católica, 2.592 habitantes da religião evangélica e 10 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Baía Formosa/RN é 0.609 .

O código do município de Baía Formosa do IBGE é 2401404. Existem 8 postos de saúde (SUS) em Baía Formosa.


Saiba mais sobre Baía Formosa/RN: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 4 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Baía Formosa/RN. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 36 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Baía Formosa/RN.


Município de Baía Formosa
Município Baía Formosa
Estado Rio Grande do Norte
Gentílico baía-formosense
IDH 0.609
População
Total Estimada 9.182 Homens 4.333 Mulheres 4.240 Densidade 34.9 hab./km²
Religião
Católicos 4.923 Evangélicos 2.592 Espíritas 10
Fonte: IBGE
Baía Formosa Rio Grande do Norte - RN O município teve sua origem em um núcleo de pescadores que se organizaram em torno do movimentado porto de embarcações, situado no Oceano Atlântico. Ao terminar o corte do pau-brasil, em meados do século XVIII, ficou sendo lugar de veraneio das famílias Albuquerque Maranhão e de fazendeiros das redondezas. Seus moradores construíram a capela de Nossa Senhora da Conceição. As lavouras de cereais e a pesca de albacoras, capturadas na técnica do corso, passaram a ser os maiores recursos econômicos. O acontecimento mais notável na memória local foi a matança de agosto de 1877, em que João de Albuquerque Maranhão Cunhaú, senhor de engenho Estrela, latifundiário poderoso, à frente de um grupo armado veio à Baía Formosa para desalojar seus moradores, alegando a posse da enseada. O pescador Francisco Magalhães e mais quatorze homens armados com facas e cacetes enfrentaram os agressores, havendo luta furiosa em que perderam a vida seis pessoas. Houve processo e prisão do mandante e participante da chacina, que submetido a juri em Carguaretama foi absolvido em 1878. A denominação BAÍA FORMOSA originou-se por situar-se na belíssima enseada que se constitui a única baía do Estado do Rio Grande do Norte. Gentílico: baía-formosense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Baía Formosa