Cidades

Baliza, GO

24º C Sexta-Feira
-18º
22º
Sab
33º
21º
Dom
32º
20º
Seg
32º
20º
Ter
33º
19º

Baliza é uma cidade, localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 4.443 habitantes, sendo aproximadamente 2.043 homens e 1.671 mulheres. A densidade demográfica de 2.08 km².


As pessoas nascidas em Baliza/GO são chamadas de "balizense" (na expressão popular "Quem nasce em Baliza é balizense"). Atualmente existem 2.884 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Baliza existe 2.375 habitantes da religião católica, 918 habitantes da religião evangélica e 56 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Baliza/GO é 0.655 .

O código do município de Baliza do IBGE é 5203104. Existem 1 postos de saúde (SUS) em Baliza.


Saiba mais sobre Baliza/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Baliza/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 19 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Baliza/GO.


Município de Baliza
Município Baliza
Estado Goiás
Gentílico balizense
IDH 0.655
População
Total Estimada 4.443 Homens 2.043 Mulheres 1.671 Densidade 2.08 hab./km²
Religião
Católicos 2.375 Evangélicos 918 Espíritas 56
Fonte: IBGE
Baliza Goiás - GO O povoamento desta região teve origem com a descoberta de jazidas de diamantes, em 1924, às margens do Ribeirão João Velho, pelos garimpeiros Cosme e Borges. Iniciada a exploração e constatada a riqueza da jazida, a notícia atraiu grande número de famílias que se estabeleceram, nas proximidades do garimpo, iniciando-se o povoado que recebeu o nome de Baliza, nome decorrente da existência de uma pedra, de 5 metros de altura, no meio do Rio Araguaia, que banha a região. Em 13 de dezembro de 1930, com a evolução do garimpo e o consequente crescimento da população, o povoado foi elevado à categoria de distrito, pelo Decreto nº 4, integrando o município de Rio Bonito, atual Caiapônia. Pela lei estadual nº 91, de 27 de outubro de 1936, o distrito tornou-se município, sendo suas divisas fixadas, em 11 de julho de 1942, pelo Decreto Estadual nº 5.911. Com a emigração dos garimpeiros, pessoal na maioria nômade, para novas minas em Mato Grosso e a evasão de outros atraídos pelas obras da Fundação Brasil Central em Aragarças, onde havia grande demanda de operários, Baliza esvaziou-se, declinando-se paulatinamente, restando apenas monchões abandonados: Loca da Ponta da Serra, João Velho, Pacu, Praia Rica, Deixado, Lua, Carreira Comprida, Pedra do Zé Dias, Pedra da Baliza, Poço dos Alemães e outros, de onde se extraíram mais de 2000 quilates de pedras preciosas. Suas ruas ainda conservam o traçado irregular, formando meandros ao longo da margem do rio e suas casas guardam o estilo antigo, algumas abandonadas e em ruínas, permanecendo vivos, entretanto, os hábitos típicos da vida garimpeira. Gentílico: balizense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Baliza