Cidades

Barcelona, RN

Parcialmente nublado
23º C Quarta-Feira
32º
22º
Qui
32º
22º
Sex
32º
22º
Sab
30º
22º
Dom
31º
23º

Barcelona é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Rio Grande do Norte (a sigla deste estado é "RN").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 4.066 habitantes, sendo aproximadamente 2.020 homens e 1.930 mulheres. A densidade demográfica de 25.88 km².


As pessoas nascidas em Barcelona/RN são chamadas de "barcelonense" (na expressão popular "Quem nasce em Barcelona é barcelonense"). Atualmente existem 2.588 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é @DDD


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Barcelona existe 3.619 habitantes da religião católica, 273 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Barcelona/RN é 0.566 .

O código do município de Barcelona do IBGE é 2401503. Existem 4 postos de saúde (SUS) em Barcelona.


Saiba mais sobre Barcelona/RN: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Barcelona/RN. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 6 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Barcelona/RN.


Município de Barcelona
Município Barcelona
Estado Rio Grande do Norte
Gentílico barcelonense
IDH 0.566
População
Total Estimada 4.066 Homens 2.020 Mulheres 1.930 Densidade 25.88 hab./km²
Religião
Católicos 3.619 Evangélicos 273 Espíritas 0
Fonte: IBGE
BarcelonaRio Grande do Norte - RN A Fazenda Salgado, na ribeira do Potengi, que em 1864 possuía pequeno núcleo habitacional, origem do município, somente após a construção de uma Capela, no século atual, iniciou seu desenvolvimento com atividades agrícolas e pastoris. Alguns de seus antigos proprietários foram os irmãos José Maria e Antônio Felipe, tendo o primeiro erguido a primeira casa, e, seu filho João Maria, construído a Capela. A designação do povoado de Salgado, denuncia a natureza salina dos terrenos. Foi Félix Gomes de Melo, natural de Currais Novos, lavrador, fazendeiro, político influente e primeiro Prefeito de São Tomé, município ao qual pertencia o povoado, quem propôs a mudança do nome para Barcelona, reminiscência de um seringal com esse nome no Amazonas, pertencente ao seu irmão Felipe Gomes de Melo, onde trabalhara alguns anos. Na política, Félix Gomes de Melo conseguiu ser o primeiro prefeito de São Tomé, mas suas lembranças da Região Amazônica resistiam ao tempo e ao sucesso, o seringal Barcelona continuava na sua mente. No ano de 1929, obteve a aprovação da Câmara Municipal de São Tomé para a mudança do nome do povoado para Bacelona.Gentílico: barcelonense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Barcelona