Barra de Santo Antônio é uma cidade localizada no estado de Alagoas (a sigla deste estado é "AL").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 15.742 habitantes, sendo aproximadamente 7.077 homens e 7.153 mulheres. A densidade demográfica de 102.79 km².

 

As pessoas nascidas em Barra de Santo Antônio/AL são chamadas de "barrense" (na expressão popular "Quem nasce em Barra de Santo Antônio é barrense"). Atualmente existem 9.151 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Barra de Santo Antônio existe 6.285 habitantes da religião católica, 2.824 habitantes da religião evangélica e 41 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Barra de Santo Antônio/AL é 0.557 .

O código do município de Barra de Santo Antônio do IBGE é 2700508. Quantidade de Postos de Saúde e Barra de Santo Antônio, AL: 7.


Saiba mais sobre Barra de Santo Antônio/AL: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Barra de Santo Antônio/AL. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 66 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Barra de Santo Antônio/AL.

História da Cidade Barra de Santo Antônio, AL:

Município de Barra de Santo Antônio
Município Barra de Santo Antônio
Estado Alagoas
Gentílico barrense
IDH 0.557
População
Total Estimada 15.742 Homens 7.077 Mulheres 7.153 Densidade 102.79 hab./km²
Religião
Católicos 6.285 Evangélicos 2.824 Espíritas 41
Fonte: IBGE
Barra de Santo Antônio Alagoas - AL Barra de Santo Antônio deve sua colonização aos holandeses, que chegaram ao litoral por volta de 1853. A partir daí começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa construídas à margem do rio Santo Antônio, que corta a cidade em dois locais distintos - um mais urbano, sede da cidade (à margem direita) e o outro, mais turístico e nativo (à margem esquerda). Neste lado, durante muitos anos houve um cruzeiro construído pelos holandeses, que servia de ponto de partida para a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, destruído pelo tempo. Na época de progresso funcionou um estaleiro onde eram construídos barcos e navios de pequeno porte, com isso, o povoado foi crescendo. A pesca e a exploração da pedra calcárea sempre foram os pontos básicos da economia. O movimento de emancipação política do distrito, então pertencente a São Luiz do Quitunde, foi liderado por Manoel Monteiro de Carvalho. Em 1960, a cidade conseguiu a emancipação. Barra de Santo Antônio tem, no turismo, sua vocação natural. Suas praias conservam característias selvagens e linhas de arrecifes formam piscinas naturais de uma limpidez incontestável. Cortada pelo rio Santo Antônio, a Barra se divide em duas partes, a mais urbana que integra a estrutura da cidade, e, navegando pelo rio, a mais nativa, onde se concentram os principais pontos turísticos entre eles, a Ilha da Crôa, cuja travessia é feita por balsas. Ainda como atrativos, as praias de Carro Quebrado, das Enseadas e Tabuba. Entre as festividades, destacam-se o carnaval, a Micacrôa, os festejos juninos, a festa de abertura do verão, a festa do padroeiro, São Sebastião (20 de janeiro) e da Emancipação (20 de agosto). Gentílico: barrense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Barra de Santo Antônio