Cidades

Santa Catarina, BR

16º C Domingo
19º
16º
Seg
17º
16º
Ter
18º
14º
Qua
17º
12º
Qui
14º

Bocaína do Sul é uma cidade, localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 3.424 habitantes, sendo aproximadamente 1.700 homens e 1.590 mulheres. A densidade demográfica de 6.42 km².


As pessoas nascidas em Bocaína do Sul/SC são chamadas de "bocainense" (na expressão popular "Quem nasce em Bocaína do Sul é bocainense"). Atualmente existem 2.724 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é @DDD


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Bocaína do Sul existe 3.053 habitantes da religião católica, 181 habitantes da religião evangélica e 19 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Bocaína do Sul/SC é 0.647 .

O código do município de Bocaína do Sul do IBGE é 4202438. Existem 2 postos de saúde (SUS) em Bocaína do Sul.


Saiba mais sobre Bocaína do Sul/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Bocaína do Sul/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 42 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Bocaína do Sul/SC.


Município de Bocaína do Sul
Município Bocaína do Sul
Estado Santa Catarina
Gentílico bocainense
IDH 0.647
População
Total Estimada 3.424 Homens 1.700 Mulheres 1.590 Densidade 6.42 hab./km²
Religião
Católicos 3.053 Evangélicos 181 Espíritas 19
Fonte: IBGE
Bocaina do Sul Santa Catarina - SC : Os primeiros habitantes da localidade de Bocaina do Sul foram índios Tupi Guaranis, popularmente conhecidos como Carijós e o grupo Jê , ou seja, os Kaigang e Xokleng. Sua denominação genérica era Bugres. Uma parte deles era pacifica e convivia em razoável harmonia com a população da região. Segundo contam os cidadãos José Roberto da Silva e Augusto Assink, quando os índios caçavam deixavam uma parte para os amigos, ficando no riacho denominado Rio Bonito. O mesmo acontecia com Silva e Assink, que deixavam também boa parte da caça aos índios. Mas a situação se inverteu com a chegada de Martinho Bugreiro para exterminar os índios. O principal fato histórico deveu-se à chegada de Martinho Bugreiro na região, como sua intenção era o extermínio dos índios ele acabou atrapalhando uma convivência que era pacífica gerando uma revolta por parte dos índios, que, por sua vez, no início do século, obtiveram sua vingança cometendo o massacre das famílias Miranda e Souza, os quais, teriam sido os primeiros moradores brancos da região de Bocaina do Sul. Os corpos das famílias massacradas permanecem até hoje sepultados no cemitério da referida cidade. Por volta de 1850, chegaram os primeiros colonos de origem européia. Por volta de 1870 desembarcaram os imigrantes alemães. As primeiras famílias foram os Kauling, Wiggers, Henkemeier, Warmeling, Feldhaus, Gerber e Assink. Gentílico: bocainense Eventos: Mostra do Campo e Festa da Padroeira (Nossa Senhora da Boa Viagem).. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Bocaína do Sul