Cidades

Bom Jardim De Goias, GO

Predominantemente nublado
22º C Quinta-Feira
30º
21º
Sex
31º
21º
Sab
32º
21º
Dom
32º
22º
Seg
31º
21º

Bom Jardim de Goiás é uma cidade, localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 8.826 habitantes, sendo aproximadamente 4.304 homens e 4.119 mulheres. A densidade demográfica de 4.43 km².


As pessoas nascidas em Bom Jardim de Goiás/GO são chamadas de "bom-jardinense" (na expressão popular "Quem nasce em Bom Jardim de Goiás é bom-jardinense"). Atualmente existem 6.685 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Bom Jardim de Goiás existe 6.058 habitantes da religião católica, 1.822 habitantes da religião evangélica e 88 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Bom Jardim de Goiás/GO é 0.67 .

O código do município de Bom Jardim de Goiás do IBGE é 5203401. Existem 4 postos de saúde (SUS) em Bom Jardim de Goiás.


Saiba mais sobre Bom Jardim de Goiás/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Bom Jardim de Goiás/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 72 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Bom Jardim de Goiás/GO.


Município de Bom Jardim de Goiás
Município Bom Jardim de Goiás
Estado Goiás
Gentílico bom-jardinense
IDH 0.67
População
Total Estimada 8.826 Homens 4.304 Mulheres 4.119 Densidade 4.43 hab./km²
Religião
Católicos 6.058 Evangélicos 1.822 Espíritas 88
Fonte: IBGE
Bom Jardim de Goiás Goiás - GO A região foi penetrada pela primeira vez, nos meados do século XIX, pelo bandeirante Manoel Perdigão, quando foi descoberto ouro, por um de seus escravos, no local denominado Buriti, à margem direita do Ribeirão Macacos. Em 1912, fixou-se na região a família Felizardo, formando a fazenda Bom Jardim, nome decorrente da beleza dos campos, do ribeirão próximo, em cujas terras originou-se a povoação. Em 1914, visando defender-se dos ataques dos índios Bororós que ali viviam, a família fundadora construiu uma capela de pau-a-pique, consagrada a São João, livrando­se, pela fé, da perseguição selvagem. Nesse mesmo ano D. Ana Rufino de faria, da referida família, doou parte das terras da fazenda a São João Batista para a construção do patrimônio. Para o desenvolvimento do povoado de Bom Jardim, os fundadores contaram com a valiosa cooperação de Manoel Cordeiro de Faria, profundo conhecedor dos costumes indígenas e com Joaquim Carlos de Almeida Garcia, mais tarde escrivão, procurador e conselheiro, conceituado com o patriarca da cidade. Em 1924, Bom Jardim foi elevado à distrito do Município de Rio Bonito, atual Caiapônia, passando a pertencer a Baliza a partir de 1928. Pelo Decreto-Lei nº 8305, de 31 de dezembro de 1943, o distrito passou a denominar-se Ibotim, de origem desconhecida. Sua autonomia municipal foi concedida pela Lei Estadual nº A-17, de 18 de agosto de 1953, com o novo topônimo de Bom Jardim de Goiás, lembrando a fazenda e o ribeirão de onde originou-se e distinguindo-se de topônimos idênticos. Gentílico: bonjardinense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Bom Jardim de Goiás