Cidades

Bom Jesus, SC

7º C Quinta-Feira
14º
Sex
18º
Sab
21º
Dom
21º
Seg
20º
11º

Bom Jesus é uma cidade, localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 2.821 habitantes, sendo aproximadamente 1.253 homens e 1.273 mulheres. A densidade demográfica de 39.8 km².


As pessoas nascidas em Bom Jesus/SC são chamadas de "bonjesuense" (na expressão popular "Quem nasce em Bom Jesus é bonjesuense"). Atualmente existem 2.109 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é @DDD


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Bom Jesus existe 2.009 habitantes da religião católica, 440 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Bom Jesus/SC é 0.718 .

O código do município de Bom Jesus do IBGE é 4202537. Existem 1 postos de saúde (SUS) em Bom Jesus.


Saiba mais sobre Bom Jesus/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Bom Jesus/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 60 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Bom Jesus/SC.


Município de Bom Jesus
Município Bom Jesus
Estado Santa Catarina
Gentílico bonjesuense
IDH 0.718
População
Total Estimada 2.821 Homens 1.253 Mulheres 1.273 Densidade 39.8 hab./km²
Religião
Católicos 2.009 Evangélicos 440 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Bom Jesus Santa Catarina - SC : Essa comunidade era a princípio habitada pelos índios Guarani e Kaingang margeando o rio que mais tarde veio dar o nome a então comunidade, Chapecózinho. O rio por conseguinte era muito utilizado pois servia de passagem de balsa ao viajantes que vinham do Paraná com destino ao litoral catarinense e ao Rio Grande do Sul. Essas mesmas terras serviam ainda de palco para um dos maiores acontecimentos históricos de Santa Catarina, a Guerra do Contestado, pois a mesma foi usada para pouso e passagem dos seguidores do Monge São João Maria. Vale ressaltar ainda que a sede do município era utilizada como cemitério indígena. Na época de 1859 Chapecózinho era parte do município de Xanxerê o mesmo pertencente a Palmas, estado do Paraná, objeto de disputa entre Paraná e Santa Catarina. Segundo depoimentos recolhidos as primeiras famílias que aqui chegaram vieram como aventureiros como é o caso de Cristiano Feliciano dos Santos que chegou aqui como tropeiro e fixou-se as margens do Rio constituindo família. Vieram ainda Elias Carneiro, Angelo Narciso, Pedro Florentino Narciso, Manoel Narciso e João Rosa. A primeira casa comercial do passado surgiu em 1950 pertencente a Pedro Olinkiewiski, na qual comercializava-se todo tipo de mercadoria. Em 1957 foi elevado à categoria de distrito, começando sua história político administrativa, com o nome de Bom Jesus, por ser o padroeiro do município de Xanxerê. Tornando-se o 1º Distrito daquele município e inclusive com o mesmo nome do padroeiro. Vale ressaltar, que no distrito de Bom Jesus predominou a extração de madeira no período de 1957 a 1970. Ao findar esse período, acelerou-se a colonização e o desenvolvimento local motivado principalmente pela agropecuária. Gentílico: bonjesuense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Bom Jesus