Cidades

Botuvera, SC

Ensolarado
19º C Segunda-Feira
20º
16º
Ter
23º
16º
Qua
22º
15º
Qui
20º
17º
Sex
21º
17º

Botuverá é uma cidade, localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 4.943 habitantes, sendo aproximadamente 2.278 homens e 2.190 mulheres. A densidade demográfica de 15.09 km².


As pessoas nascidas em Botuverá/SC são chamadas de "botuveraense" (na expressão popular "Quem nasce em Botuverá é botuveraense"). Atualmente existem 3.966 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 47


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Botuverá existe 4.123 habitantes da religião católica, 326 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Botuverá/SC é 0.724 .

O código do município de Botuverá do IBGE é 4202701. Existem 1 postos de saúde (SUS) em Botuverá.


Saiba mais sobre Botuverá/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Botuverá/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 130 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Botuverá/SC.


Município de Botuverá
Município Botuverá
Estado Santa Catarina
Gentílico botuveraense
IDH 0.724
População
Total Estimada 4.943 Homens 2.278 Mulheres 2.190 Densidade 15.09 hab./km²
Religião
Católicos 4.123 Evangélicos 326 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Botuverá Santa Catarina - SC A colonização da região começou com a chegada de imigrantes italianos que chegaram ao Porto de Itajaí por volta de 1876. Os primeiros imigrantes seguiram até Brusque e se alojaram em barracas e barracões na localidade, hoje, de Águas Claras. Em seguida, com o uso de canoas e balsas improvisadas, subiram o Rio Itajaí-Mirim e se fixaram nas terras que denominaram "Porto Franco", hoje Botuverá. Ao chegarem nesta região, iniciaram construção de seus novos lares e sítios. Deram início ao desbravamento das matas, deram os primeiros passos para agricultura, que se tornou o marco econômico da população botuveraense até os nossos dias. Não há fontes seguras dos nomes dos primeiros imigrantes de Porto Franco. De acordo com informações dos mais antigos (descendentes diretos), foi possível confirmar que entre os pioneiros vieram as famílias, Bósio, Bonomini, Pedrini, Molinari, Tirloni, Aloni, Gianesini, Betinelli, Raimondi, Rampelotti, Dognini, Morelli, Tomio, Maestri e Comandolli, num total de trinta e três famílias. Cada família procurou um local para se estabelecer, delimitou e formou ali sua propriedade. Outras levas de imigrantes vieram. Ocuparam outras localidades como Águas Negras, Ribeirão do Ouro, Lageado, estabelecidas no Vale do Itajaí-mirim. O topônimo Bptuverá é uma palavra na língua Tupi-Guarani que significa "Bons Brilhantes". Nome Botuverá foi originado em conseqüência da existência de vários minérios no município, principalmente o ouro, que já foi um minério muito extraído, e foi uma das principais atividades econômicas do município.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Botuverá