Cidades

Braco Do Norte, SC

Chuva
19º C Sexta-Feira
26º
19º
Sab
18º
16º
Dom
21º
17º
Seg
22º
16º
Ter
18º
17º

Braço do Norte é uma cidade, localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 31.765 habitantes, sendo aproximadamente 14.533 homens e 14.485 mulheres. A densidade demográfica de 136.97 km².


As pessoas nascidas em Braço do Norte/SC são chamadas de "braço-nortense" (na expressão popular "Quem nasce em Braço do Norte é braço-nortense"). Atualmente existem 25.911 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 48


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Braço do Norte existe 25.954 habitantes da religião católica, 2.207 habitantes da religião evangélica e 210 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Braço do Norte/SC é 0.778 .

O código do município de Braço do Norte do IBGE é 4202800. Existem 18 postos de saúde (SUS) em Braço do Norte.


Saiba mais sobre Braço do Norte/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Braço do Norte/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 1.133 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Braço do Norte/SC.


Município de Braço do Norte
Município Braço do Norte
Estado Santa Catarina
Gentílico braço-nortense
IDH 0.778
População
Total Estimada 31.765 Homens 14.533 Mulheres 14.485 Densidade 136.97 hab./km²
Religião
Católicos 25.954 Evangélicos 2.207 Espíritas 210
Fonte: IBGE
Braço do Norte Santa Catarina - SC : O município teve sua colonização iniciada em 1862. Procedentes da antiga Desterro, atual Florianópolis, os primeiros povoadores seguiram até Tubarão, cruzando o rio Braço de Cima, antigo nome do rio Braço do Norte, estabelecendo-se, após quatro dias, às margens do mesmo. Foram eles: Tomaz Pinto, Manoel Guerrilha, Manoel Nazário Corrêa, José Marcolino Rosa e Leandro Demétrio, acompanhados de suas famílias. Em 1865, vieram de Tubarão os primeiros moradores oriundos de São Ludgero. Eram eles: Pedro Zeferino, que se localizou na margem direita do rio Braço do Norte, Tomaz Silva, Marcos Fernandes Lima e Pedro Martins de Souza, que fixaram-se à margem esquerda do mesmo. Foi somente em 1870, com a afluência de colonos alemães, conduzidos à São Ludgero pelo Padre Guilherme Röher, que teve início o desenvolvimento de Braço do Norte. Estes colonizadores, emigrados para o Brasil em 1860, achavam-se anteriormente fixados nas localidades catarinenses de Anitápolis, Salto e Capivari. Todavia, por julgarem desfavoráveis aquelas regiões, conseguiram do Imperador D. Pedro II, por intermédio do Padre Röher, a doação de outras glebas, com maiores possibilidades de colonização, as quais se achavam situadas onde hoje se encontram as localidades de São Ludgero, Rio Fortuna, São José, Armazém e Vargem do Cedro. Foi a vinda de sessenta famílias de colonos alemães, a maioria delas estabelecidas no núcleo de São Ludgero, que impulsionaram o desenvolvimento da localidade. Incalculáveis foram os obstáculos que tiveram que ser vencidos por estes imigrantes alemães. Basta citar que, sendo em sua maior parte católicos, somente uma vez por ano recebiam assistência religiosa. Gentílico: braço-nortense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Braço do Norte