Cidades

Britania, GO

Parcialmente nublado
31º C Terça-Feira
-18º
23º
Qua
33º
23º
Qui
32º
23º
Sex
31º
23º
Sab
32º
23º

Britânia é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 5.772 habitantes, sendo aproximadamente 2.809 homens e 2.700 mulheres. A densidade demográfica de 3.77 km².


As pessoas nascidas em Britânia/GO são chamadas de "britaniense" (na expressão popular "Quem nasce em Britânia é britaniense"). Atualmente existem 4.380 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Britânia existe 3.861 habitantes da religião católica, 1.018 habitantes da religião evangélica e 10 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Britânia/GO é 0.672 .

O código do município de Britânia do IBGE é 5203807. Existem 3 postos de saúde (SUS) em Britânia.


Saiba mais sobre Britânia/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Britânia/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 115 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Britânia/GO.


Município de Britânia
Município Britânia
Estado Goiás
Gentílico britaniense
IDH 0.672
População
Total Estimada 5.772 Homens 2.809 Mulheres 2.700 Densidade 3.77 hab./km²
Religião
Católicos 3.861 Evangélicos 1.018 Espíritas 10
Fonte: IBGE
Britânia Goiás - GO O lote de terras situado entre os córregos Eldorado, também conhecido por Boa Sorte, Porteira ou Água Limpa do Araguaia, Samambaia e Barreirão, e ainda os Rios Vermelho e Araguaia, foi adquirido ao Estado de Goiás pelo dr. Paulo Carlos Schmidt de Vasconcelos, cidadão paulista. Esta aquisição foi efetuada através do Departamento de Terras e Colonização, no ano de 1953, sendo destacada uma gleba que passou a denominar-­se Loteamento Lago dos Tigres, devido à existência, nas proximidades, do Lago dos Tigres com aproximadamente 6 km de largura, junto a atual cidade, e 36 km de extensão. Mais tarde, esta gleba foi cedida, por venda, ao sr. Írio Spinard, também paulista, que se mostrou interessado na colonização de terras em Goiás, e particularmente na região, agradável a si por ocasião de breve visita ali efetuada em maio de 1957. Já no fim do mesmo ano entrava na posse daquelas terras, que tornou disponível, de imediato, à aquisição por terceiros no sistema de loteamento para venda. As condições para a compraforam as seguintes: o proprietário Írio Spinard cederia quinhões de terrenos ao preço de CR$ 8000, por alqueire goiano, ou seja, 48400 m2, com facilidade para localização imediata. Estes lotes deveriam ser destinados a pequenos agricultores, e o vendedor, por sua ligação com São Paulo (Estado) e Paraná, iniciou venda primordial a seus conterrâneos e sulistas, a quem facilitou aquisições, com a condição de que se tornassem agricultores no local. Devido as facilidades e o interesse pela imigração e pela agricultura, venderam-se apreciáveis porcentagens do loteamento rural, dando início à habitação do Lago dos Tigres. Essa colonização se ativou criando acúmulo populacionais favoráveis à urbanização do local, o que despertou interesse dos proprietários. Um dos pioneiros na região para tal fim foi o sr. José Camelo que ali iniciou a cultura do arroz e mandioca, produtos agrícolas muito assimilados à região, com terrenos de constituição arenosa e servida de inumeráveis fontes aquosa (lagos, rios, lagoas). Gentílico: britaniense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Britânia