Cidades

Caicara Do Norte, RN

28º C Quarta-Feira
29º
24º
Qui
27º
26º
Sex
28º
24º
Sab
28º
25º
Dom
29º
24º

Caiçara do Norte é uma cidade, localizada no estado de Rio Grande do Norte (a sigla deste estado é "RN").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 6.587 habitantes, sendo aproximadamente 3.119 homens e 2.897 mulheres. A densidade demográfica de 31.74 km².


As pessoas nascidas em Caiçara do Norte/RN são chamadas de "caiçarense do norte" (na expressão popular "Quem nasce em Caiçara do Norte é caiçarense do norte"). Atualmente existem 4.011 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é @DDD


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Caiçara do Norte existe 5.196 habitantes da religião católica, 645 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Caiçara do Norte/RN é 0.574 .

O código do município de Caiçara do Norte do IBGE é 2401859. Existem 2 postos de saúde (SUS) em Caiçara do Norte.


Saiba mais sobre Caiçara do Norte/RN: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Caiçara do Norte/RN. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 11 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Caiçara do Norte/RN.


Município de Caiçara do Norte
Município Caiçara do Norte
Estado Rio Grande do Norte
Gentílico caiçarense do norte
IDH 0.574
População
Total Estimada 6.587 Homens 3.119 Mulheres 2.897 Densidade 31.74 hab./km²
Religião
Católicos 5.196 Evangélicos 645 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Caiçara do Norte Rio Grande do Norte - RN O primeiro proprietário da região salineira chamada Caiçara foi o Sargento-Mor Bento Gomes da Rocha. Em março de 1734, seu filho, o Capitão Inácio Gomes da Câmara tomou possede três léguas de terras, que começavam no setor chamado Três Irmãos, estendendo-se até Água Maré e alastrando-se pelo sertão. A palavra Caiçara significa, na língua indígena, o semelhante a curral de gado. O povoamento de Caiçara foi crescendo e já na metade do século XVIII começou a dar sinais de desenvolvimento a partir do trabalho nas salinas e na pesca, da criação de gado e de várias plantações espalhadas pelas redondezas. No ano de 1844, o missionário frei João da Purificação, comandou a construção da Capela de Santo Antão Abade. As pedras usadas na construção da capela vieram da Ponta da Santa Cruz e a imagem, de acordo com os moradores mais antigos, pode ter vindo da Itália ou ter sido encontrada numa embarcação naufragada. Em 1847, Caiçara foi elevada à condição de distrito de Touros, ganhando sua primeira escola no ano seguinte. O distrito tinha uma extensa rua, construída em sentido paralelo à chamada pancada do mar, ladeada de estaleiros improvisados, que serviam para salgar e secar o pescado. Caiçara teve sua vida normal e em desenvolvimento até o ano de 1912, quando sofreu a invasão das areias das dunas, ficando praticamente soterrada. Com a Capela de Santo Antônio Abade sendo atingida pelas areias, a imagem do santo foi transferida, sob a coordenação do Padre João Clemente, para um prédio na localidade de São Bento. Mas, apesar de todas as dificuldades promovidas pelo avanço das dunas, Caiçara manteve-se viva e logo voltou a crescer, ganhando uma nova escola em maio de 1925. Posteriormente tornou-se distrito de São Bento do Norte e continuou sua prosperidade econômica, tendo como principal base a atividade desenvolvida pela famosa pesca do peixe voador. No dia 16 de julho de 1993, pela Lei nº 6.451, Caiçara desmembrou-se de São Bento do Norte, tornando-se município do Rio Grande do Norte, com a denominação de Caiçara do Norte. Gentílico: caiçara-nortense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Caiçara do Norte