Cidades

Calçoene, AP

Parcialmente nublado
24º C Domingo
32º
23º
Seg
31º
23º
Ter
30º
23º
Qua
31º
23º
Qui
32º
24º

Calçoene é uma cidade, localizada no estado de Amapá (a sigla deste estado é "AP").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 10.163 habitantes, sendo aproximadamente 4.821 homens e 4.179 mulheres. A densidade demográfica de 0.63 km².


As pessoas nascidas em Calçoene/AP são chamadas de "calçoenense" (na expressão popular "Quem nasce em Calçoene é calçoenense"). Atualmente existem 6.597 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 96


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Calçoene existe 5.423 habitantes da religião católica, 1.768 habitantes da religião evangélica e 9 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Calçoene/AP é 0.643 .

O código do município de Calçoene do IBGE é 1600204. Existem 7 postos de saúde (SUS) em Calçoene.


Saiba mais sobre Calçoene/AP: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Calçoene/AP. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 32 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Calçoene/AP.


Município de Calçoene
Município Calçoene
Estado Amapá
Gentílico calçoenense
IDH 0.643
População
Total Estimada 10.163 Homens 4.821 Mulheres 4.179 Densidade 0.63 hab./km²
Religião
Católicos 5.423 Evangélicos 1.768 Espíritas 9
Fonte: IBGE
A origem do atual município remonta ao século XVII, quando as incursões de navegadores europeus incentivaram a coroa portuguesa, então unida à espanhola, a tomar providências no sentido de garantir o domínio da região. Assim, em 1634, pela Carta Régia de 14 de junho, Felipe IV criou a Capitania do Cabo Norte, também chamada Costa do Cabo Norte e doou-a a Bento Maciel Parente. As terras estendiam-se do rio Oiapoque até o rio Amazonas e, por este, até o rio Paru, onde se situava o território de Calçoene, antigo distrito do município de Amapá, desde a incorporação do Contestado ao território brasileiro, em 1901. A descoberta das minas auríferas do rio Calçoene despertou a febre do ouro nos habitantes da Guiana Francesa, reavivando os problemas políticos da fronteira, acumulados desde a era colonial. A luta pela região foi encerrada com a vitória dos brasileiros, comandados por Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho. A Cidade de Calçoene teve origem com o movimento de garimpeiros e faiscadores de ouro e o trânsito de abastecimento das minas. Situada na margem esquerda do rio Calçoene, ao pé da primeira cachoeira, ponto importante para o transporte de mercadorias destinadas às minas de Lourenço, a localidade se desenvolveu rapidamente. Antes da incorporação da região ao território brasileiro, exploradores construíram, no último quartel do século passado, um monorailway, estrada de ferro, ligando a localidade de Calçoene a Lourenço.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Calçoene