Cidades

Capivari de Baixo, SC

Nublado
18º C Quarta-Feira
25º
16º
Qui
21º
11º
Sex
21º
Sab
22º
Dom
23º

Capivari de Baixo é uma cidade, localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 23.663 habitantes, sendo aproximadamente 10.499 homens e 11.175 mulheres. A densidade demográfica de 406.36 km².


As pessoas nascidas em Capivari de Baixo/SC são chamadas de "capivariense" (na expressão popular "Quem nasce em Capivari de Baixo é capivariense"). Atualmente existem 18.974 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 48


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Capivari de Baixo existe 16.792 habitantes da religião católica, 4.078 habitantes da religião evangélica e 145 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Capivari de Baixo/SC é 0.767 .

O código do município de Capivari de Baixo do IBGE é 4203956. Existem 18 postos de saúde (SUS) em Capivari de Baixo.


Saiba mais sobre Capivari de Baixo/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Capivari de Baixo/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 488 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Capivari de Baixo/SC.


Município de Capivari de Baixo
Município Capivari de Baixo
Estado Santa Catarina
Gentílico capivariense
IDH 0.767
População
Total Estimada 23.663 Homens 10.499 Mulheres 11.175 Densidade 406.36 hab./km²
Religião
Católicos 16.792 Evangélicos 4.078 Espíritas 145
Fonte: IBGE
Capivari de Baixo Santa Catarina - SC : O povoamento da região de Capivari de Baixo iniciou-se no século XVIII com o deslocamento de imigrantes da Colônia de Santo Antônio dos Anjos de Laguna por volta de 1721. Os primeiros imigrantes foram açoiranos, portugueses e italianos. Os primeiros habitantes da região foram os tupis-guaranís mais conhecidos por Carijós. Quanto ao topônimo de Capivari de Baixo existem duas versões: A primeira versão diz: Em época remotas, existia um capim denominado Capim-Vara que na língua Tupi­guarani significa Capim (Mato) e Vara (bicho) dando origem a Capivari, posteriormente transformada em Capivari. O acréscimo do nome de Baixo ao nome Capivari ocorreu em função de ficar a nascente do rio na localidade de Alto Capivari ocorreu em função de ficar a nascente do rio na localidade de Alto Capivari de São Bonifácio e a parte baixa do rio em Capivari. A segunda versão diz: Capivari é de origem indígena. De acordo com o dicionário Tupi-guarani, de Silveira Bueno, Capivary Rio das Capivaras, vocábulo composto de capibara, Capivary e Y, rio. Por sua vez, capivara é a composição de Capi, erva, capim eurara, comedor. Ao rio, os índios denominaram de Capivary e deste originou-se o nome do município. Capivari de Baixo é assim denominado, porque o atual município de Armazém/SC, tinha, desde o primeiro quartel do século XIX, o nome de São Pedro do Capivary, e quando em 1901 foi levado a distrito, recebeu a denominação de Alto Capivary. Até 1941 Capivari era uma região agrícola, até que a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1945, provocou um aumento considerável na população e, assim, Capivari tornou-se um imenso canteiro de obras com operários bem pagos. Gentílico: capivariense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Capivari de Baixo