Cidades

Caraubas, RN

Parcialmente nublado
29º C Quarta-Feira
33º
23º
Qui
33º
24º
Sex
32º
24º
Sab
33º
24º
Dom
33º
24º

Caraúbas é uma cidade, localizada no estado de Rio Grande do Norte (a sigla deste estado é "RN").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 20.564 habitantes, sendo aproximadamente 9.568 homens e 10.008 mulheres. A densidade demográfica de 17.88 km².


As pessoas nascidas em Caraúbas/RN são chamadas de "caraubense" (na expressão popular "Quem nasce em Caraúbas é caraubense"). Atualmente existem 13.291 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 84


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Caraúbas existe 15.900 habitantes da religião católica, 2.060 habitantes da religião evangélica e 15 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Caraúbas/RN é 0.638 .

O código do município de Caraúbas do IBGE é 2402303. Existem 11 postos de saúde (SUS) em Caraúbas.


Saiba mais sobre Caraúbas/RN: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Caraúbas/RN. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 99 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Caraúbas/RN.


Município de Caraúbas
Município Caraúbas
Estado Rio Grande do Norte
Gentílico caraubense
IDH 0.638
População
Total Estimada 20.564 Homens 9.568 Mulheres 10.008 Densidade 17.88 hab./km²
Religião
Católicos 15.900 Evangélicos 2.060 Espíritas 15
Fonte: IBGE
Caraúbas Rio Grande do Norte - RN O primeiro povoador, segundo reza a tradição, foi Baltazar Nogueira, filho de Manoel Nogueira, fundadador do município de Apodi.Em 1750, o português Francisco de Souza Leão, estabeleceu-se numa fazenda na localidade de cachoeira, tendo mais tarde, trazido de Pernambuco, 3 sobrinhos para com ele trabalharem no desenvolvimento da região. Um deles, Leandro da Cunha Bezerra Cavalcanti, casou-se em 1780, com sua prima Ana, filha de Souza Leão, situando, após o casamento, uma fazenda no Riacho de Caraúbas. Conta a história, que, temendo a exterminação do gado da região devido a seca, Leandro prometeu construir uma capela a São Sebastião, de quem era devoto, caso surgisse água farta para manutenção de sua fazenda. Mandou cavar um poço junto ao riacho, de onde jorrou água em abundância e nunca mais secou. Esse local, passou a chamar-se, então, Poço de São Sebastião. Com a construção da capela, surgiram romarias e festas religiosas, atraindo grande número de fiéis. Teve aí, origem, a atual sede municipal. Estando a fazenda de Leandro localizada nas imediações do Riacho, bem próximo a um bosque de Caraubeiras, os Vaqueiros da regiãqo ao se dirigirem ao local, costumavam a dizer que iam para as Caraúbas. Daí o topônimo do município. O municipio é sede de comarca de segunda entrância.Gentílico: caraubense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Caraúbas