Carnaíba é uma cidade localizada no estado de Pernambuco (a sigla deste estado é "PE").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 19.318 habitantes, sendo aproximadamente 9.166 homens e 9.408 mulheres. A densidade demográfica de 43.42 km².

 

As pessoas nascidas em Carnaíba/PE são chamadas de "carnaibano" (na expressão popular "Quem nasce em Carnaíba é carnaibano"). Atualmente existem 12.822 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Carnaíba existe 16.881 habitantes da religião católica, 1.094 habitantes da religião evangélica e 5 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Carnaíba/PE é 0.583 .

O código do município de Carnaíba do IBGE é 2603900. Quantidade de Postos de Saúde e Carnaíba, PE: 9.


Saiba mais sobre Carnaíba/PE: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Carnaíba/PE. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 74 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Carnaíba/PE.

História da Cidade Carnaíba, PE:

Município de Carnaíba
Município Carnaíba
Estado Pernambuco
Gentílico carnaibano
IDH 0.583
População
Total Estimada 19.318 Homens 9.166 Mulheres 9.408 Densidade 43.42 hab./km²
Religião
Católicos 16.881 Evangélicos 1.094 Espíritas 5
Fonte: IBGE
Carnaíba Pernambuco - PE A palavra Carnaíba, é uma corruptela de Carnauba, árvore existente em abundancia no local, pois nos festejos Antoninos, as barracas eram cobertas com folhas dessas árvores.Segundo inscrições e desenhos ainda existentes em pedras e furnas localizados no município, esses indícios nos levam a crer que nessas localidades poderiam ter servido de habitação para oborígenes, primeiramente os índios Carirís, que foram abandonando as terras pouco a pouco, até a chegada dos povos civilizados, pela metade do século XVIII. Seu território pertencia à Casa da Torre de Garcia Davila, conforme o livro de tombo da referida Casa, que faz referencias as fazxendas Carnaíba Velha e Oitizeiro, que foram arrendadas ao Capitão Manoel de Souza Diniz, pela quantia de 14$000 por ano. No meado do século XIX chegaram ao local os portugueses João Gomes dos Reis e o tenente coronel Saturnino Bezerra, que fixaram residência no local. No ano de 1870, João Gomes dos Reis construiu uma capela sob a invocação de Santo Antonio, santo de sua devoção e um cemitério de varas (pau a pique), devido a uma grande lagoa que alí existia a fazenda recebeu o nome de lagoa da barroca, como na época o local era parte integrante do município de Flores, o Sr. João Gomes dos Reis, solicitou um fiscal da sede municipal para efetuar o alinhamento das ruas.Gentílico: Carnaibano ou Carnaibense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Carnaíba