Cidades

Corupa, SC

Predominantemente nublado
28º C Terça-Feira
28º
19º
Qua
28º
21º
Qui
25º
19º
Sex
23º
18º
Sab
19º
18º

Corupá é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Santa Catarina (a sigla deste estado é "SC").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 15.132 habitantes, sendo aproximadamente 7.002 homens e 6.850 mulheres. A densidade demográfica de 34.39 km².


As pessoas nascidas em Corupá/SC são chamadas de "corupaense" (na expressão popular "Quem nasce em Corupá é corupaense"). Atualmente existem 12.367 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 47


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Corupá existe 9.449 habitantes da religião católica, 3.857 habitantes da religião evangélica e 76 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Corupá/SC é 0.78 .

O código do município de Corupá do IBGE é 4204509. Existem 6 postos de saúde (SUS) em Corupá.


Saiba mais sobre Corupá/SC: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Corupá/SC. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 649 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Corupá/SC.


Município de Corupá
Município Corupá
Estado Santa Catarina
Gentílico corupaense
IDH 0.78
População
Total Estimada 15.132 Homens 7.002 Mulheres 6.850 Densidade 34.39 hab./km²
Religião
Católicos 9.449 Evangélicos 3.857 Espíritas 76
Fonte: IBGE
Corupá Santa Catarina : Em 1895, chegaram a joinville W. A .Sellin, Axel Von Diringshofen e o agrimensor Gieseke para medir as primeiras áreas de terras do atual Município de Corupá. Os primeiros colonizadores do povoado foram Otto Hillbrecht e seus filhos Otto e Wilhelm Ehrhardt e sua esposa, que chegaram em julho de 1897. No mesmo ano, foram seguidos por outras famílias, todas alemães e que aqui tiveram de enfrentar uma série de obstáculos, desde o ataque dos índios e animais ferozes até o trato da terra bruta e a falta de meios de locomoção. Com três anos de fundação, em 1900, foi construída a primeira escola, cujos os professores ensinavam em indioma alemão, por falta de quem ensina-se em português. O fator decisivo para o desenvolvimento do local foi a construção da estrada de ferro que, iniciada em 1910, ligou o porto de São Francisco ao planalto de Santa Catarina. Inicialmente o Município era conhecido pelo o nome de Hansa-Humboldt, em homenagem ao cientista alemão Barão Alexandre Von Humboldt. Em 1958, o Município foi emancipado, passando a chamar-se Corupá, nome de origem tupi-guarani. Gentílico: corupaense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Corupá