Cidades

Cristianopolis, GO

Parcialmente nublado
22º C Sexta-Feira
28º
18º
Sab
27º
18º
Dom
28º
17º
Seg
28º
17º
Ter
28º
19º

Cristianópolis é uma cidade, localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 3.023 habitantes, sendo aproximadamente 1.503 homens e 1.429 mulheres. A densidade demográfica de 13.01 km².


As pessoas nascidas em Cristianópolis/GO são chamadas de "cristianopolino" (na expressão popular "Quem nasce em Cristianópolis é cristianopolino"). Atualmente existem 2.549 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Cristianópolis existe 1.090 habitantes da religião católica, 1.163 habitantes da religião evangélica e 13 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Cristianópolis/GO é 0.688 .

O código do município de Cristianópolis do IBGE é 5206305. Existem 4 postos de saúde (SUS) em Cristianópolis.


Saiba mais sobre Cristianópolis/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Cristianópolis/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 32 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Cristianópolis/GO.


Município de Cristianópolis
Município Cristianópolis
Estado Goiás
Gentílico cristianopolino
IDH 0.688
População
Total Estimada 3.023 Homens 1.503 Mulheres 1.429 Densidade 13.01 hab./km²
Religião
Católicos 1.090 Evangélicos 1.163 Espíritas 13
Fonte: IBGE
Cristianópolis Goiás - GO Em meados do ano de 1905, saiu do Rio de Janeiro, com destino a Goiás, o ministro Evangélico, Ricardo José do Vale, para neste estado pregar o Cristianismo. Inicialmente esteve em Catalão e de lá veio residir em Santa Cruz de Goiás. A convite de José Pereira Faustino, proprietário da fazenda Gameleira, veio o Reverendo Ricardo José do Vale, em companhia do missionário Frederic Glass, fazer cultos de evangelização em sua fazenda, ficando a sua casa como ponto de pregação. Desde então houve várias conversões, entre elas as de Saturnino Pereira Faustino, Francisco Pereira Faustino, Joaquim Ribeiro e José Pereira Faustino. Este último doou, em 1906, 4 alqueires de terras de sua fazenda à Igreja Cristã Evangélica, onde foi construído um templo para as reuniões religiosas, cuja fundação data de 1909. Voltando o Reverendo Ricardo José do Vale a Catalão, ali se casou em 5 de julho de 1907, trazendo a sua esposa D. Maria Laurinda do Vale para lecionar ao povo, ficando residindo, temporariamente, na casa de José Pereira Faustino. Conta a senhora Maria Laurinda que houve uma perseguição religiosa em Santa Cruz de Goiás, sendo o Reverendo Ricardo forçado a mudar-se daquela cidade para a fazenda Gameleira. Desde essa época foram surgindo ranchos cobertos de capim em volta da igreja e logo mais foi construído um prédio para funcionamento da escola e residência do pastor. Deu-se, assim, início à povoação desses 4 alqueires de terreno, e ficou sendo chamado o lugar de povoado Gameleira. Vieram famílias de vários lugarejos como Buriti, Andorinhas e dos municípios de Bela Vista, Bonfim e até de Catalão, formando assim uma vila, isso em 1913. Em 1927, pelo senador estadual Alfredo Teixeira, foi denominado Cristianópolis a antiga Vila Gameleira, derivada da missão evangélica inicial. Em 1931 Cristianópolis passou de vila à categoria de distrito, sob a jurisdição de Santa Cruz de Goiás e seu primeiro subprefeito foi o Reverendo Ricardo José do Vale, mais tarde passou a distrito de Cristianópolis à jurisdição de Pires do Rio (1934). No mês de abril de 1934, o vigário da paróquia de Nossa Senhora da Consolação de Santa Cruz de Goiás, Reverendo Padre José Trindade da Fonseca e Silva, adquiriu, do senhor José Abdala Tuma, um terreno onde deu início à construção de uma capela dedicada a São João Bosco. No ano de 1944, os Reverendos Padres Franciscanos concluíram a construção da capela, passando o patronato para São Francisco de Assis assim dando início às funções católicas de Cristianópolis. Pela Lei nº 739, de 23 de junho de 1953, emancipou-se o Distrito de Cristianópolis, conservando a mesma denominação e seu 1º Prefeito nomeado foi Alcindo Rodrigues Chaveiro. Gentílico: cristianopolino. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Cristianópolis