Cidades

Crominia, GO

Ensolarado
27º C Segunda-Feira
27º
16º
Ter
27º
15º
Qua
27º
17º
Qui
26º
14º
Sex
27º
15º

Cromínia é uma cidade, localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 3.616 habitantes, sendo aproximadamente 1.794 homens e 1.761 mulheres. A densidade demográfica de 9.76 km².


As pessoas nascidas em Cromínia/GO são chamadas de "crominiense" (na expressão popular "Quem nasce em Cromínia é crominiense"). Atualmente existem 2.993 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 62


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Cromínia existe 2.539 habitantes da religião católica, 732 habitantes da religião evangélica e 106 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Cromínia/GO é 0.706 .

O código do município de Cromínia do IBGE é 5206503. Existem 4 postos de saúde (SUS) em Cromínia.


Saiba mais sobre Cromínia/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Cromínia/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 26 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Cromínia/GO.


Município de Cromínia
Município Cromínia
Estado Goiás
Gentílico crominiense
IDH 0.706
População
Total Estimada 3.616 Homens 1.794 Mulheres 1.761 Densidade 9.76 hab./km²
Religião
Católicos 2.539 Evangélicos 732 Espíritas 106
Fonte: IBGE
Cromínia - Goiás A cidade de Cromínia teve o seu começo em 1938, quando alguns moradores das redondezas, fazendeiros e agregados em sua maioria, escolheram um local, que ficou conhecido por Planura Verde, para a construção de um campo de futebol. Naquela época, existia no local uma casa de barro socado, onde residia Francisco da Cruz. Com o movimento de pessoas que, aos domingos, iam assistir às partidas de futebol e, ao mesmo tempo, rezar o terço ao pé de uma cruz, foram aparecendo as primeiras casas e logo, em seguida, a capela. Em julho de 1940, construiu-se a primeira casa de tijolos, quando já era considerável o movimento de pessoas no povoado de Planura Verde. Antônio Alves de Siqueira é considerado seu fundador, bem assim, membros da família Cruz, ali radicados, foram os idealizadores e deram início à construção do campo de futebol, ponto de origem do povoado. Tem-se também como primeiros moradores, membros da família Siqueira, que ali se estabeleceram por volta de 1940, dando notável impulso ao progresso do povoado, sendo a razão de serem por muitos considerados fundadores da cidade, e também Antônio Barbosa de Souza, Agenor José Firmino, Olímpio José Bráz e João Barbosa de Souza, os doadores do terreno ao patrimônio. Em 1943, recebeu o nome de Cromínia, em virtude da exploração do minério de cromita, na serra Paraíso, próxima à cidade. Gentílico: crominiense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Cromínia