Cidades

Currais Novos, RN

27º C Quinta-Feira
27º
18º
Sex
24º
21º
Sab
26º
19º
Dom
27º
18º
Seg
27º
18º

Currais Novos é uma cidade, localizada no estado de Rio Grande do Norte (a sigla deste estado é "RN").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 44.887 habitantes, sendo aproximadamente 20.373 homens e 22.279 mulheres. A densidade demográfica de 49.35 km².


As pessoas nascidas em Currais Novos/RN são chamadas de "currais-novense" (na expressão popular "Quem nasce em Currais Novos é currais-novense"). Atualmente existem 32.895 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 84


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Currais Novos existe 36.652 habitantes da religião católica, 4.056 habitantes da religião evangélica e 234 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Currais Novos/RN é 0.691 .

O código do município de Currais Novos do IBGE é 2403103. Existem 20 postos de saúde (SUS) em Currais Novos.


Saiba mais sobre Currais Novos/RN: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Currais Novos/RN. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 504 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Currais Novos/RN.


Município de Currais Novos
Município Currais Novos
Estado Rio Grande do Norte
Gentílico currais-novense
IDH 0.691
População
Total Estimada 44.887 Homens 20.373 Mulheres 22.279 Densidade 49.35 hab./km²
Religião
Católicos 36.652 Evangélicos 4.056 Espíritas 234
Fonte: IBGE
Currais Novos Rio Grande do Norte - RN Em março de 1688, o Governador Geral do Brasil mandou uma expedição à região com a finalidade de reprimir a revolta dos índios Canindés e Janduís, iniciada no ano anterior, que o Governo da Capitania do Rio Grande do Norte não conseguiu debelar. A expedição comandada pelo paulista Governador de Armas Domingos Jorge Velho, atravessou o sertão do Acauã e alcançou a localidade onde nasceu a povoação de Currais Novos. O tempo foi passando e apenas em 1755, o povoamento começou a se desenvolver com a presença do Coronel Cipriano Lopes Galvão que fundou uma fazenda de gado na Data Tororó. Como pioneiro da localidade Cipriano Lopes, também exerceu indireta influência histórica na escolha do nome do povoado, quando construiu novos currais, principalmente, na época das apartações do gado, nas proximidades da confluência dos rios Tororó e Maxumaré, iniciando os trabalhos de uma outra fazenda para seu filho Sebastião Galvão. Tempos depois, a designação da localidade passou naturalmente a ser Currais Novos. Com o desenvolvimento da agricultura e da pecuária - para o que muito contribuiu o elemento negro - novos colonizadores chegaram e fixaram moradia, notadamente os oriundos do interior de Pernambuco. Após o falecimento do Coronel Cipriano Lopes, sua viúva, dona Adriana de Holanda de Vasconcelos Galvão requereu, em 1764, novas concessões de terra, e seu filho Cipriano Galvão, então Capitão-Mor da ribeira do Seridó e proprietário dos Sítios Areia de Baixo e São Bento, requereu e recebeu em 1787, terras próximas a área pertencente a sua mãe. No ano de 1808, foi construída a capela em homenagem a Nossa Senhora de Santana. O povoado de Currais Novos participou ativamente da campanha abolicionista, com a ação efetiva de um dos núcleos da Sociedade Libertadora norte-rio-grandense, tendo a frente Cipriano Lopes Galvão de Vasconcelos, Laurentino Bezerra de Medeiros e Juventino da Silva Borges, entre outros. Tiveram os curralenses o mérito de libertar o último escravo no dia 19 de março de1888, três meses antes da promulgação da Lei Áurea. A Lei Provincial no 893, de 20 de fevereiro de 1884, criou o distrito de Currais Novos. Em 15 de outubro de 1890, através do Decreto Estadual no 59, Currais Novos desmembrou-se de Acari tornando-se município do Rio Grande do Norte. Gentílico: currais-novense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Currais Novos