Cidades

Damianopolis, GO

Predominantemente nublado
21º C Quinta-Feira
32º
20º
Sex
32º
21º
Sab
32º
20º
Dom
31º
19º
Seg
31º
19º

Damianópolis é uma cidade, localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 3.385 habitantes, sendo aproximadamente 1.709 homens e 1.583 mulheres. A densidade demográfica de 7.93 km².


As pessoas nascidas em Damianópolis/GO são chamadas de "damianopolino" (na expressão popular "Quem nasce em Damianópolis é damianopolino"). Atualmente existem 2.488 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 61


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Damianópolis existe 2.740 habitantes da religião católica, 447 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Damianópolis/GO é 0.654 .

O código do município de Damianópolis do IBGE é 5206701. Existem 2 postos de saúde (SUS) em Damianópolis.


Saiba mais sobre Damianópolis/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Damianópolis/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 7 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Damianópolis/GO.


Município de Damianópolis
Município Damianópolis
Estado Goiás
Gentílico damianopolino
IDH 0.654
População
Total Estimada 3.385 Homens 1.709 Mulheres 1.583 Densidade 7.93 hab./km²
Religião
Católicos 2.740 Evangélicos 447 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Damianópolis Goiás - GO O povoamento da sede municipal teve origem às margens do córrego Santa Catarina, no ano de 1840, quando surgiram os primeiros moradores, procedentes do vizinho Estado da Bahia, atraídos pela boa qualidade das terras para lavoura e criação de gado, e a abundância de madeiras de lei nas florestas da região. Formava-se, assim, o povoado, com o nome de Santa Catarina, derivado do córrego adjacente, tendo como primitivos habitantes e fundadores os senhores: Júlio Moreira de Moura, José Marques, João Rodrigues da Cruz, Juvêncio Pereira de Abreu, Jesuíno César de Melo e Manoel Justino da Silva, cujas moradas eram de pau-a-pique, cobertas de capim. Inicialmente desenvolveram-se as atividades de cultivo de cereais e pecuária, crescendo gradativamente o tráfego de tropeiros que faziam comércio entre Goiás e Bahia, abrindo-se uma estrada para facilitar o transporte rodoviário, e edificando-se uma escola e uma capela. Em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei Estadual nº 1532, o povoado foi elevado a distrito. Em 14 de novembro de 1958, pela Lei Estadual nº 2149, o distrito passou à categoria de município, com o novo topônimo de Damianópolis, de origem desconhecida, desmembrando-se de Sítio dAbadia e instalando-se em 1º de janeiro de 1959. Gentílico: damianopolino. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Damianópolis