Doverlândia é uma cidade localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 7.842 habitantes, sendo aproximadamente 4.162 homens e 3.730 mulheres. A densidade demográfica de 2.45 km².

 

As pessoas nascidas em Doverlândia/GO são chamadas de "doverlandense" (na expressão popular "Quem nasce em Doverlândia é doverlandense"). Atualmente existem 6.364 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Doverlândia existe 5.221 habitantes da religião católica, 1.890 habitantes da religião evangélica e 83 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Doverlândia/GO é 0.668 .

O código do município de Doverlândia do IBGE é 5207253. Quantidade de Postos de Saúde e Doverlândia, GO: 5.


Saiba mais sobre Doverlândia/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Doverlândia/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 126 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Doverlândia/GO.

História da Cidade Doverlândia, GO:

Município de Doverlândia
Município Doverlândia
Estado Goiás
Gentílico doverlandense
IDH 0.668
População
Total Estimada 7.842 Homens 4.162 Mulheres 3.730 Densidade 2.45 hab./km²
Religião
Católicos 5.221 Evangélicos 1.890 Espíritas 83
Fonte: IBGE
Doverlândia Goiás - GO O município de Doverlândia teve início com o povoado do Rio do Peixe, surgiu quando em 18 de julho de 1949, o Sr. Manoel Ribeiro Campos, chegou nessa região e comprou 115 alqueires de terras e ali construiu sua casa às margens do Rio do peixe, onde passou a residir com sua família, em 18 de dezembro de 1950. As primeiras estradas foram abertas a facão e a machado, pelo Sr. Manoel . Devido às dificuldades enfrentadas com as estradas, ficando o trânsito praticamente impossível, o Sr. Manoel Campos construiu o campo de aviação com trabalho braçal, ficando pronto em 5 de maio de 1951, quando desceu o primeiro avião de propriedade do Sr. Felisberto de Baliza-GO. Em 1958, chegou à região, o Sr. Dovercino Borges, que passou a ser o líder político da região, tendo ligações política com Caiapônia, município ao qual pertencia o povoado do Rio do Peixe. Em 1964, o Sr. Carmino Machado Sobrinho e o Sr. Geraldo Mesquita, adquiriram fazendas na região e trouxeram a primeira máquina de esteira, que derrubou cerrados, mecanizou as lavouras, o que trouxe grande desenvolvimento para a região. Em 13 de novembro de 1969, o povoado do Rio do Peixe, foi elevado à categoria de distrito pela Lei Municipal nº 7215, assinada pelo então Prefeito Municipal de Caiapônia, Sr. Fuad Nasser, sendo denominado a partir de então de Doverlândia, em homenagem ao líder político da época, Sr. Dovercino Borges. Os moradores do novo distrito, percebendo que Doverlândia era um lugar promissor, passaram a batalhar por sua emancipação, que ocorreu em 14 de maio de 1982, pela Lei nº 9186, Doverlândia conseguiu tornar-se município político-administrativamente independente. Seu primeiro prefeito eleito pelo voto direto foi o Sr. Manoel Luiz de Castro, que realizou grandes obras, trazendo infra-estrutura para a cidade, e muitos benefícios para a população doverlandense. Gentílico: doverlandense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Doverlandia, GO

21º C Quinta-Feira
29 º
19 º
Sex
29º
20º
Sab
29º
19º
Dom
31º
19º
Seg
27º
21º

Bairros de Doverlândia