Gameleira é uma cidade localizada no estado de Pernambuco (a sigla deste estado é "PE").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 30.132 habitantes, sendo aproximadamente 14.102 homens e 13.810 mulheres. A densidade demográfica de 109.05 km².

 

As pessoas nascidas em Gameleira/PE são chamadas de "gameleirense" (na expressão popular "Quem nasce em Gameleira é gameleirense"). Atualmente existem 19.091 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Gameleira existe 14.205 habitantes da religião católica, 8.368 habitantes da religião evangélica e 81 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Gameleira/PE é 0.602 .

O código do município de Gameleira do IBGE é 2605905. Quantidade de Postos de Saúde e Gameleira, PE: 11.


Saiba mais sobre Gameleira/PE: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Gameleira/PE. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 155 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Gameleira/PE.

História da Cidade Gameleira, PE:

Município de Gameleira
Município Gameleira
Estado Pernambuco
Gentílico gameleirense
IDH 0.602
População
Total Estimada 30.132 Homens 14.102 Mulheres 13.810 Densidade 109.05 hab./km²
Religião
Católicos 14.205 Evangélicos 8.368 Espíritas 81
Fonte: IBGE
Gameleira Pernambuco - PE O início da povoação de Gameleira data de 1848, quando elementos da revolução praieira se instalaram ao pé da colina Francisco Pinto, chefiados por José Pedro Veloso da Silveira, residente ao engenho Lages profundo conhecedor da região e grande defensor da revolução, ao lado de Nunes Machado. Da colina de Francisco Pinto esses elementos demandavam à Água Preta, local de constantes conflitos entre Praeiras e Guaribus. Os primeiros habitantes de Gameleira foram os índios Cariris e Uruas. O topônimo de Gameleira teve origem no grande número de árvores da Gameleira existentes no lugar. Com o desbravamento da selva e a catequese dos índios, construiu-se entre os sítios Boa Vista e Cachoeira Grande, um engenho que tomou o nome de Gameleira. Terminada a revolução instalou-se no lugar SAITO um português de nome Oliveira Pelagem, que construiu 5 casas e se estabeleceu com uma mercearia, pouco tempo depois era iniciada a construção da estrada de ferro que deveria passar por Gameleira com destino ao rio São Francisco. Em 1860 foi inaugurada a estação e também um grande armazém para a estocagem de açucar dos engenhos e posterior transporte para o porto de Rio Formoso. O município de Gameleira teve a sua criação em 7 de junho de 1872, de acordo com a lei provincial nº 1057. De início, contava apenas com o distrito de Gameleira e hoje, compõem-no de Gameleira. Cuiambuca e José da Costa. Gentílico: gameleirense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Gameleira