Garrafão do Norte é uma cidade localizada no estado de Pará (a sigla deste estado é "PA").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 25.326 habitantes, sendo aproximadamente 13.107 homens e 11.927 mulheres. A densidade demográfica de 15.66 km².

 

As pessoas nascidas em Garrafão do Norte/PA são chamadas de "garrafaense" (na expressão popular "Quem nasce em Garrafão do Norte é garrafaense"). Atualmente existem 14.377 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Garrafão do Norte existe 21.568 habitantes da religião católica, 3.036 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Garrafão do Norte/PA é 0.526 .

O código do município de Garrafão do Norte do IBGE é 1503077. Quantidade de Postos de Saúde e Garrafão do Norte, PA: 6.


Saiba mais sobre Garrafão do Norte/PA: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 4 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Garrafão do Norte/PA. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 28 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Garrafão do Norte/PA.

História da Cidade Garrafão do Norte, PA:

Município de Garrafão do Norte
Município Garrafão do Norte
Estado Pará
Gentílico garrafaense
IDH 0.526
População
Total Estimada 25.326 Homens 13.107 Mulheres 11.927 Densidade 15.66 hab./km²
Religião
Católicos 21.568 Evangélicos 3.036 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Garrafão do NortePará - PA A história do Município de Garrafão do Norte, está estreitamente vinculada aos capítulos recentes da história política, econômica e administrativa do Município de Ourém. O nome deste Município advém da mesma denominação que recebe o igarapé que passa pela sua sede municipal. Nos relatos da sua história indica-se que, originalmente foi conhecido pelo nome de Povoado do Garrafão mas, como no Estado de Espírito Santo, existe um núcleo urbano com a mesma denominação, lhe foi acrescentado o topônimo de "do Norte". O povoado que lhe deu origem teve como primeiros moradores, quase na sua totalidade, descendentes de nordestinos e imigrantes, que constituíram as chamadas frentes pioneiras na década dos anos 50 que receberam auxílio do governo estadual para a construção de uma estrada que ligou Garrafão a Mamorana, assim como para a construção de cinco pontes consideradas de importância vital para o escoamento da produção agrícola. Posteriormente, devido ao dinamismo da sua economia, foi elevado à categoria de distrito do Município de Ourém, já com o nome de Garrafão do Norte. No ano de 1988, mediante os dispositivos contidos na Lei nº 5.445, de 10 de maio, foi-lhe outorgado o reconhecimento como Município do Estado do Pará. Foi constituído com áreas patrimoniais do território do Município de Ourém. Sendo eleito seu primeiro Prefeito o Sr. Milton Xavier dos Santos. O Município conta com um único distrito, que leva o seu próprio nome e que também, se constitui na sede municipal. Entretanto, os seus habitantes mencionam, como núcleos populacionais mais representativos, os seguintes: Livramento, Nova Esperança, Marapanim, Mamorana, Maçaranduba, Angelim e Novo Horizonte. Gentílico: garrafaense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Garrafão do Norte