Guarinos é uma cidade localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 2.134 habitantes, sendo aproximadamente 1.225 homens e 1.074 mulheres. A densidade demográfica de 3.86 km².

 

As pessoas nascidas em Guarinos/GO são chamadas de "guarinense" (na expressão popular "Quem nasce em Guarinos é guarinense"). Atualmente existem 1.892 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Guarinos existe 1.997 habitantes da religião católica, 201 habitantes da religião evangélica e 3 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Guarinos/GO é 0.652 .

O código do município de Guarinos do IBGE é 5209457. Quantidade de Postos de Saúde e Guarinos, GO: 1.


Saiba mais sobre Guarinos/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Guarinos/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 9 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Guarinos/GO.

História da Cidade Guarinos, GO:

Município de Guarinos
Município Guarinos
Estado Goiás
Gentílico guarinense
IDH 0.652
População
Total Estimada 2.134 Homens 1.225 Mulheres 1.074 Densidade 3.86 hab./km²
Religião
Católicos 1.997 Evangélicos 201 Espíritas 3
Fonte: IBGE
Guarinos Goiás - GO Guarinos tem sua história inteiramente ligada á devoção popular à Nossa Senhora da Penha e ao Ciclo aurífero. Segundo relatos o município surgiu por volta da metade do século XVIII, sendo descoberto pelos bandeirantes, encontrando grande abundância de Ouro, (hoje Guarinos tem o quinto maior cinturão de ouro do planeta "greenstone belt"). A cidade foi fundada em 1729 e no início o povoado chamava-se Gorino, devido ao morador do povoado "João Gorino". O povoado contava com aproximadamente 3500 escravos (devido ao ciclo aurífero), e no fim deste, na segunda metade do século XIX, Guarinos se reduziu a apenas uma família com 29 pessoas. Após o ciclo de ouro, acontece o achado da imagem de Nossa Senhora da Penha na Serra da Lapinha, sendo assim, a partir desse achado, e da grande devoção dos fiéis nessa santa, começou a ser realizado a Romaria em devoção a santa. Sendo que essa festa persiste a mais de 150 anos e é realizada todos os anos na primeira semana de Julho. Na década de 1980, Guarinos (que ainda era província de Pilar de Goiás), teve sua maior prosperidade devido à exploração de ouro. Devido a não legalização e a falta de controle ambiental pela ejeção de mercúrio na água, este foi impedido de funcionar em 1988. Guarinos foi emancipado em 1989, tornando-se independente de Pilar de Goiás. Hoje a principal atividade econômica do município são as atividades agrícolas.


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Guarinos, GO

Parcialmente nublado
22º C Quinta-Feira
31 º
22 º
Sex
29º
21º
Sab
31º
22º
Dom
32º
22º
Seg
31º
23º

Bairros de Guarinos