Ibateguara é uma cidade localizada no estado de Alagoas (a sigla deste estado é "AL").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 15.803 habitantes, sendo aproximadamente 7.573 homens e 7.576 mulheres. A densidade demográfica de 57.1 km².

 

As pessoas nascidas em Ibateguara/AL são chamadas de "ibateguarense" (na expressão popular "Quem nasce em Ibateguara é ibateguarense"). Atualmente existem 8.759 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Ibateguara existe 11.348 habitantes da religião católica, 2.145 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Ibateguara/AL é 0.518 .

O código do município de Ibateguara do IBGE é 2703007. Quantidade de Postos de Saúde e Ibateguara, AL: 6.


Saiba mais sobre Ibateguara/AL: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Ibateguara/AL. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 56 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Ibateguara/AL.

História da Cidade Ibateguara, AL:

Município de Ibateguara
Município Ibateguara
Estado Alagoas
Gentílico ibateguarense
IDH 0.518
População
Total Estimada 15.803 Homens 7.573 Mulheres 7.576 Densidade 57.1 hab./km²
Religião
Católicos 11.348 Evangélicos 2.145 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Ibateguara Alagoas - AL Ibatequara teve origem no antigo engenho Roçadinho de propriedade de Claudino Costa Agra. Foram lançadas, aí, as bases da povoação que se estenderia e que mais tarde viria a ser o povoado Piquete, que é o primeiro núcleo populacional do atual município. O nome lhe foi dado em virtude de um piquete formado pelo Caudilho Vicente de Paula na sua luta contra Claudino da Costa Agra. Em 1959 seu nome foi mudado para Horizonte, permanecendo, este nome, por pouco tempo. D. Ranulfo de Farias, então Arcebispo de Maceió, sugeriu o topônimo de Ibateguara, nome de origem indígena que significa lugar alto. Eventos: Festa do Padroeiro São Sebastião (18 de janeiro), carnaval em fevereiro e festas juninas. Turismos: Aerobar com cardápios diversificados e a Igreja Matriz São Sebastião de estilo Barroco. O sustentável econômico é a pecuária, cana-de-açúcar e culturas de subsitências. O município de Ibateguara, enconta-se encravado na Microrregião Serrana dos Quilombos, sendo limites: São José da Laje, União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes, Quipapá(Pe), Maraial (Pe), e Iraci (Pe). Sua baca hidrográfica é integrada pelo rio Jacuípe e pelos riachos Horizonte, Jibóia, Semidouro, Taquara (limite com Colônia Leopoldina e Pernambuco), Camaragibe (limite com União dos Palmares). Como acidentes orográficos destaques para Serra do Vento com 580 metros de altura e Canastra com 630 metros. Gentílico : ibateguarense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Ibateguara