Itapetim é uma cidade localizada no estado de Pernambuco (a sigla deste estado é "PE").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 13.780 habitantes, sendo aproximadamente 6.850 homens e 7.031 mulheres. A densidade demográfica de 34.29 km².

 

As pessoas nascidas em Itapetim/PE são chamadas de "itapetinense" (na expressão popular "Quem nasce em Itapetim é itapetinense"). Atualmente existem 9.601 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Itapetim existe 12.295 habitantes da religião católica, 1.072 habitantes da religião evangélica e 20 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Itapetim/PE é 0.592 .

O código do município de Itapetim do IBGE é 2607703. Quantidade de Postos de Saúde e Itapetim, PE: 6.


Saiba mais sobre Itapetim/PE: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Itapetim/PE. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 79 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Itapetim/PE.

História da Cidade Itapetim, PE:

Município de Itapetim
Município Itapetim
Estado Pernambuco
Gentílico itapetinense
IDH 0.592
População
Total Estimada 13.780 Homens 6.850 Mulheres 7.031 Densidade 34.29 hab./km²
Religião
Católicos 12.295 Evangélicos 1.072 Espíritas 20
Fonte: IBGE
Itapetim Pernambuco HISTÓRICO O primeiro nome do município, foi Umburanas. O significado e origem desse nome foi a árvore de igual denominação existente no local, em cuja sombra era realizada a pequena feira do povoado. Também foi conhecido por São Pedro das Lages. O povoado surgiu no ano de 1885, pelo cidadão Amâncio Pereira, que construiu as primeiras casas, e graças ao seu esforço e espírito de progresso, organizou a feira, e incentivou a construção da primeira capela, fundou a primeira casa comercial e fez com que diversas famílias emigrassem de municípios vizinhos para o povoado em organização. A capela foi fundada em 1890, pertencendo a paróquia de São José do Egito, onde, nessa data, o padre José Gomes, então vigário, celebrou a primeira missa. No ano de 1914, foi construída outra capela com maiores dimensões, capaz de abrigar a população, já bastante desenvolvida. Mais tarde foi a capela aumentada, sendo atualmente a matriz da freguesia, parecendo com uma das igrejas mais altas da região. A paróquia foi criado no ano de 1927, por Dom José Lopes, Bispo da Diocese de Pesqueira, sendo seu primeiro vigário o Padre João Leite de Andrade. Gentílico: itapetinense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Itapetim