Jacaré dos Homens é uma cidade localizada no estado de Alagoas (a sigla deste estado é "AL").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 5.429 habitantes, sendo aproximadamente 2.671 homens e 2.742 mulheres. A densidade demográfica de 38.03 km².

 

As pessoas nascidas em Jacaré dos Homens/AL são chamadas de "jacarezeiro" (na expressão popular "Quem nasce em Jacaré dos Homens é jacarezeiro"). Atualmente existem 3.445 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Jacaré dos Homens existe 4.997 habitantes da religião católica, 340 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Jacaré dos Homens/AL é 0.583 .

O código do município de Jacaré dos Homens do IBGE é 2703403. Quantidade de Postos de Saúde e Jacaré dos Homens, AL: 11.


Saiba mais sobre Jacaré dos Homens/AL: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Jacaré dos Homens/AL. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 33 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Jacaré dos Homens/AL.

História da Cidade Jacaré dos Homens, AL:

Município de Jacaré dos Homens
Município Jacaré dos Homens
Estado Alagoas
Gentílico jacarezeiro
IDH 0.583
População
Total Estimada 5.429 Homens 2.671 Mulheres 2.742 Densidade 38.03 hab./km²
Religião
Católicos 4.997 Evangélicos 340 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Jacaré dos Homens Alagoas - AL O atual município de Jacaré dos Homens teve seu povoamento iniciado por volta de 1900 quando a fazenda São Francisco, de propriedade de Domingos de Freitas Mourão, começou a se desenvolver. Muitas casas foram construídas no local. Naquela época foi encontrado um jacaré no riacho que passava próximo ao lugarejo. Por ser um animal raro na região, o local ficou conhecido por Jacaré. O topônimo "dos Homens", foi acrescentado em virtude de comerciantes de Penedo, conhecidos como Peixotos, que negociavam muito na região, afirmarem constantemente que Jacaré era terra de comerciantes honestos, sinceros e leais. Queriam resumir no vocábulo "dos Homens", as qualidades encontradas nas pessoas com quem comercializavam. O desenvolvimento de Jacaré dos Homens foi muito rápido. Em 17 de setembro de 1949, foi elevado à condição de vila por força da Lei 1.473. Alcançou autonomia administrativa através da Lei 2.073, de novembro de 1957, sendo instalado oficialmente em 1° de janeiro de 1959, desmembrado de Pão de Açúcar. A pecuária representa a principal fonte de divisas para o município, que está integrado na chamada Bacia Leiteira. Um dos principais atrativos de Jacaré dos Homens está no símbolo maior da cidade, o jacaré. Na praça central da cidade há um fosso com três pequenos espécimes, originais da própria região, e motivo de curiosidade principalmente para crianças. A alegria de seu povo, porém, está presente nas festividades: a festa do padroeiro, Santo Antonio e a da Emancipação Política. Gentílico: jacarezeiro ou jacaraeense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Jacaré dos Homens