Jacareacanga é uma cidade localizada no estado de Pará (a sigla deste estado é "PA").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 41.487 habitantes, sendo aproximadamente 8.037 homens e 6.066 mulheres. A densidade demográfica de 0.26 km².

 

As pessoas nascidas em Jacareacanga/PA são chamadas de "jacareacanguenses" (na expressão popular "Quem nasce em Jacareacanga é jacareacanguenses"). Atualmente existem 8.699 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Jacareacanga existe 6.695 habitantes da religião católica, 3.311 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Jacareacanga/PA é 0.505 .

O código do município de Jacareacanga do IBGE é 1503754. Quantidade de Postos de Saúde e Jacareacanga, PA: 13.


Saiba mais sobre Jacareacanga/PA: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Jacareacanga/PA. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 53 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Jacareacanga/PA.

História da Cidade Jacareacanga, PA:

Município de Jacareacanga
Município Jacareacanga
Estado Pará
Gentílico jacareacanguenses
IDH 0.505
População
Total Estimada 41.487 Homens 8.037 Mulheres 6.066 Densidade 0.26 hab./km²
Religião
Católicos 6.695 Evangélicos 3.311 Espíritas 0
Fonte: IBGE
JacareacangaPará - PA Segundo a bibliografia existente, o nome Jacareacanga foi dado pelos índios que habitavam a região, ao observarem do alto de uma elevação próxima à antiga vila, que a mesma possuía uma forma que lembrava um jacaré, tendo em seu dorso uma saliência semelhante a uma canga. A sua história se confunde com a da cidade de Itaituba e da conquista do Rio Tapajós, apresentando destaque especial a partir da década de 50 quando o então Presidente da República, Getúlio Vargas, estabeleceu uma estratégia de ocupação da região, chamada de Marcha para o Oeste, que objetivava acima de tudo, consolidar a soberania nacional. No fim da década de 50 um fato marcou profundamente a região, foi o início da garimpagem de ouro, provocando um forte movimento migratório, gerando uma ocupação desordenada e o estabelecimento de uma dependência econômica. A emancipação política do município de Jacareacanga, até parte do município de Itaituba, foi o resultado da mobilização dos moradores, iniciada no final da década de 80 quando foi criada a Comissão Pró-Emancipação Política do Distrito Municipal de Jacareacanga, cuja presidência coube ao Sr. Sebastião Lopes Pimenta. O pedido de emancipação foi encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado do Pará, pelo então deputado estadual Vilson João Shuber, que fez acompanhar da representação, a ata de criação da Comissão já citada além de um abaixo-assinado com 150 assinantes. Gentílico: jacareacanguenses


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Jacareacanga