Cidades

Jandaira, RN

Parcialmente nublado
24º C Sexta-Feira
30º
23º
Sab
31º
23º
Dom
29º
23º
Seg
28º
23º
Ter
24º
22º

Jandaíra é uma cidade, localizada no estado de Rio Grande do Norte (a sigla deste estado é "RN").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 6.898 habitantes, sendo aproximadamente 3.514 homens e 3.287 mulheres. A densidade demográfica de 15.6 km².


As pessoas nascidas em Jandaíra/RN são chamadas de "jandairense" (na expressão popular "Quem nasce em Jandaíra é jandairense"). Atualmente existem 4.141 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é @DDD


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Jandaíra existe 5.332 habitantes da religião católica, 794 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Jandaíra/RN é 0.569 .

O código do município de Jandaíra do IBGE é 2405108. Existem 4 postos de saúde (SUS) em Jandaíra.


Saiba mais sobre Jandaíra/RN: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Jandaíra/RN. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 14 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Jandaíra/RN.


Município de Jandaíra
Município Jandaíra
Estado Rio Grande do Norte
Gentílico jandairense
IDH 0.569
População
Total Estimada 6.898 Homens 3.514 Mulheres 3.287 Densidade 15.6 hab./km²
Religião
Católicos 5.332 Evangélicos 794 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Jandaíra Rio Grande do Norte O primeiro registro histórico da localidade, vem de Anfilóquio Câmara, que em 1941, já dava por certo a existência de um lugar com um distrito policial e um certo nível econômico conhecido por Poço Jandaíra. Antes disso, Nestor Lima teria feito um balanço da região, pelo qual foram encontrados 103 pontos de concentração populacional: povoados, arruados, fazendas e vilas, sem contudo citar Jandaíra. O povoado de Jandaíra teria nascido como fazenda de criação e posteriormente se transformado em área de produção algodoeira, ao redor da serra da serra do Lombo ou serra Verde, à margem esquerda do rio Ceará Mirim. O poço do local, com o nome de Jandaíra, evidencia a influência das chamadas aguadas permanentes na formação de núcleos comunitários. O povoado apresentava um ritmo de crescimento razoável, e, em dezembro de 1958, foi elevado à condição de vila. Depois de cinco anos, em 27 de dezembro de 1963, através da Lei nº 3.036, Jandaíra conquistou sua emancipação política, desmembrando-se de Lajes e tornando-se um novo município do Rio Grande do Norte. A produção de mel de abelha Jandaíra foi outro motivo para que a localidade tivesse essa denominação, considerando que além disso, todos os anos aquela área tem elevada quantidade desse produto, sem exploração organizada ou sistemática, enquanto os caçadores é que fazem a coleta artesanal dentro dos matos, ainda de modo bastante impróprio, ou sem a tecnologia moderna. Gentílico: jandairense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Jandaíra