Japaratinga é uma cidade localizada no estado de Alagoas (a sigla deste estado é "AL").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 8.350 habitantes, sendo aproximadamente 3.874 homens e 3.880 mulheres. A densidade demográfica de 90.22 km².

 

As pessoas nascidas em Japaratinga/AL são chamadas de "japaratinguense" (na expressão popular "Quem nasce em Japaratinga é japaratinguense"). Atualmente existem 4.813 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Japaratinga existe 4.194 habitantes da religião católica, 2.116 habitantes da religião evangélica e 3 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Japaratinga/AL é 0.57 .

O código do município de Japaratinga do IBGE é 2703601. Quantidade de Postos de Saúde e Japaratinga, AL: 5.


Saiba mais sobre Japaratinga/AL: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Japaratinga/AL. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 59 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Japaratinga/AL.

História da Cidade Japaratinga, AL:

Município de Japaratinga
Município Japaratinga
Estado Alagoas
Gentílico japaratinguense
IDH 0.57
População
Total Estimada 8.350 Homens 3.874 Mulheres 3.880 Densidade 90.22 hab./km²
Religião
Católicos 4.194 Evangélicos 2.116 Espíritas 3
Fonte: IBGE
Japaratinga Alagoas - AL Uma colônia de pescadores implantada no local onde hoje está a prefeitura deu origem ao município de Japaratinga. Na época, o que existia era alguns barracos à beira-mar e parte das terras era ocupada com lavouras. A ocupação da região começou por volta de 1800, data em que se inicia também a exploração do côco. Uma estrada que dava acesso apenas a animais ligava a rodovia principal - hoje AL-101 Norte - a Porto de Pedras, passando por Japaratuba, nome primitivo de Japaratinga. A igreja matriz foi erguida há mais de 300 anos pelos holandeses que residiam em Porto Calvo e continua até hoje conservada em seu estado original. Em 1935, existia um pequeno estaleiro onde eram construídos navios de pequeno porte para o transporte do côco. Motivos políticos levaram os líderes locais a lutarem pela autonomia administrativa, liderados por José Jorge de Farias Sales, chefe político de Maragogi. Em 1960, através da Lei 2.264, o município foi desmembrado de Maragogi, mas sua instalação oficial só ocorreu em 30 de junho do mesmo ano. Japaratinga é hoje impor-tante pólo turístico e a beleza exótica de suas praias é fascinante. Em Barreira do Boqueirão - a principal delas - tem traços primitivos e seus principais encantos são as nascentes de água mineral, onde os visitantes desfrutam do tradicional banho de bica. O mar de Japaratinga é calmo, sem ondas e de águas mornas que possibilitam deliciosos passeios de jangada às piscinas naturais. O município tem como principais eventos a festa da padroeira, Nossa Senhora das Candeias (entre janeiro e fevereiro), a festa da Emancipação (23 de junho) e o Festival de Abertura do Verão (novembro). Gentílico: japaratinguense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Japaratinga